O que é ‘cocaína rosa’, substância encontrada em exame toxicológico no corpo de Liam Payne

O ex-integrante da banda One Direction, Liam Payne, morreu na quarta-feira (16), aos 31 anos, após cair do terceiro andar de um hotel em Buenos Aires, na Argentina. O exame toxicológico detectou a presença de substância conhecida como “cocaína rosa” no corpo do cantor.

Exame toxicológico detectou a presença de “cocaína rosa” no corpo de Liam Payne – Foto: Reprodução/ND
No quarto onde Liam Payne estava, a polícia encontrou vestígios do uso de drogas. Com a realização do exame toxicológico, foi apontado que ele ingeriu, entre outras coisas, uma combinação de drogas sintéticas conhecida como “cocaína rosa”.
O que é a ‘cocaína rosa’ encontrada no corpo de Liam Payne
A droga que o cantor britânico consumiu, também conhecida como “tusi” em países latinos, não é nova — há registros dela já em 2012 —, mas demorou a se popularizar por ser muito cara. No Brasil, sua presença ainda é bem incomum, justamente pelo preço alto.
A “cocaína rosa” só tem mesmo o nome parecido com o do famoso pó branco. Sua composição e seus efeitos são diferentes. A mistura recebe o nome “rosa” devido à sua cor vibrante, causada pela adição de corante alimentício.
Apesar do nome em comum, a “cocaína rosa” tem efeitos diferentes do pó branco – Foto: Reprodução/ND
‘Cocaína rosa’ é uma mistura de outras drogas
A substância é um coquetel de outras drogas sintéticas. Apesar do nome em comum, não necessariamente contém cocaína. Geralmente, a mistura traz drogas como MDMA, cetamina e 2C-B.
O MDMA, conhecido popularmente como ecstasy, é um estimulante com propriedades psicodélicas. A cetamina é um anestésico com efeitos sedativos e alucinógenos. As drogas da linha 2C também são psicodélicas, com produção de efeitos estimulantes.
Depois do consumo, a pessoa pode se sentir estimulada e animada, mas, com o tempo, essa agitação evolui para alucinações. Isso acontece porque a substância pertence ao grupo das anfetaminas, que forçam atividades no sistema nervoso central.
“Cocaína rosa” é uma mistura de drogas como ecstasy, C2-B e cetamina – Foto: Reprodução/ND
Essas atividades aumentam as frequências cardíaca e respiratória, alterando a pressão arterial e a temperatura do corpo. Em doses extremas, o uso pode levar à sobrecarga do coração, causando infartos.
A “cocaína rosa” causa dependência química e seu excesso pode provocar overdose. Durante as alucinações, o usuário também está sujeito a ver e fazer coisas extremas, sem noção exata da realidade ao seu redor. Seu uso e comercialização são proibidos em todo o mundo.
Quem era o cantor Liam Payne?
O cantor e compositor britânico nasceu no dia 29 de agosto de 1993, em Wolverhampton, Reino Unido. Sua ascensão na indústria musical ocorreu em 2010. Após sua passagem pelo show de talentos The X Factor , uma das juradas do programa, Nicole Scherzinger, sugeriu que ele formasse uma banda.
Liam Payne fez parte da banda One Direction – Foto: Instagram/Reprodução/ND
Após isso, surgiu o famoso grupo One Direction, formado por Payne, Zayn Malik, Harry Styles, Niall Horan e Louis Tomlinson. Em 2011 a banda lançou o álbum de estúdio Up All Night, o primeiro a estrear em número um na Billboard no Reino Unido.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.