Presidente da Câmara empregou diretor de associação investigada em fraude no INSS

Hugo Motta empregou em seu gabinete diretor de entidade associativa investigada na fraude no INSS – Foto: Kayo Magalhaes/Câmara/ND
O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), empregou em seu gabinete parlamentar um diretor de entidade associativa investigada na fraude no INSS. A informação foi divulgada pela Folha de S.Paulo.
Entre outubro de 2020 e fevereiro de 2022, Jeronimo Arlindo da Silva Junior, conhecido como Junior Peixe, foi secretário parlamentar no gabinete do deputado. Ao mesmo tempo, Junior Peixe ocupou a Diretoria Assuntos Institucionais da Conafer (Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais do Brasil).

Segundo a investigação, a Conafer é investigada por aplicar descontos indevidos na folha de pensionistas e segurados do INSS. Com Junior Peixe como diretor, a Conafer saltou de R$350 mil em descontos associativos em 2019 para R$57 milhões em 2020. Ou seja, no período de um ano, a associação multiplicou por aproximadamente 163 vezes a sua arrecadação com descontos na folha de pensionistas e aposentados do INSS.
Na última quarta feira (14), a Polícia Federal (PF) cumpriu mandato de busca e apreensão em locais ligados a três pessoas da Conafer: Cícero Marcelino, Ingrid Pikinskeni e Carlos Roberto Lopes.
Oposição quer CPI sobre fraude no INSS
Após o escândalo da fraude no INSS, a oposição ao governo Lula na Casa pede a instalação de uma comissão parlamentar de inquérito para investigar o caso. A prerrogativa de colocar o requerimento com essa finalidade para votação no Plenário é do presidente da Câmara, Hugo Motta.
Presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB)  – Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados
No entanto, o deputado sinalizou que não há previsão de colocar em votação o requerimento porque há outros 13 pedidos esperando serem analisados. O regimento interno da Câmara permite no máximo o funcionamento simultâneo de cinco comissões de inquérito parlamentar.
Presidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre (União-AP). – Foto: Andressa Anholete/Agência Senado
Com isso, os parlamentares de oposição protocolaram um pedido de comissão parlamentar mista de inquérito (CPMI), em que senadores também participam. Neste caso, a responsabilidade de colocar o requerimento em votação é do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP).
*Com informações de Folha de S.Paulo

Adicionar aos favoritos o Link permanente.