Para o MPF, ‘há indícios de que a área foi obtida de maneira ilegal, por meio de grilagem de terras’. Comunidades tradicionais em Abaetetuba, no Pará.
Reprodução / MPF
O Tribunal de Justiça do Pará reconheceu competência federal em ação envolvendo o terreno do terminal hidroviário, sob responsabilidade da empresa Cargill Agrícola, que está localizado em área do Projeto de Assentamento Agroextrativista (PAE) Santo Afonso em Abaetetuba, no nordeste do Pará.
A decisão atende pedido do Ministério Público Federal em ação proposta pela Defensoria Pública do Estado (DPE). O g1 procurou a empresa da indústria alimentícia, mas ainda não havia obtido resposta até a publicação da reportagem.
A ação pede realização de consulta prévia, livre e informada a comunidades tradicionais afetadas pela construção do porto em Abaetetuba.
Segundo o MPF, “é evidente a competência da Justiça Federal na ação considerando que o terreno está em terras de propriedade da União e sobreposto a comunidade agroextrativista assentada pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra)”.
“O empreendimento vai afetar povos tradicionais da região, como os moradores do PAE Santo Afonso e comunidades quilombolas habitantes do entorno, que utilizam o meio fluvial como transporte”, diz o órgão.
O MPF informa, ainda, que “a consulta prévia, livre e informada é um direito das comunidades tradicionais de serem ouvidas e participarem das decisões que afetem seus territórios, modo de vida e direitos”. , citando a Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho, que prevê diálogo participativo, transparente e livre de pressões para atender a diversidade dos povos.
Na última semana, em outra ação, o MPF pediu à Justiça Federal que determine a suspensão de qualquer medida de implantação do projeto de construção do terminal hidroviário.
De acordo com as investigações, “há indícios de que a área destinada ao porto foi obtida de maneira ilegal, por meio de grilagem de terras”.
Leia as notícias do estado em destaque no g1 Pará
Justiça federaliza ação envolvendo construção de porto em Abaetetuba por empresa do ramo alimentício
Adicionar aos favoritos o Link permanente.