O domingo (27) será marcado pelo segundo turno das Eleições Municipais 2024 para os cargos de prefeito e vice-prefeito em 51 cidades brasileiras. Em Santa Catarina, nenhum município do Estado terá segundo turno.
51 cidades terão segundo turno neste domingo (27) – Foto: Fernando Frazão/ Agência Brasil
O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) orienta que eleitores que votam nessas cidades, mas que estarão em Santa Catarina durante o domingo de votação precisam justificar a ausência.
Justificar no celular
A justificativa pode ser feita no próprio dia da eleição, por meio do aplicativo e-Título, que utiliza a localização do celular para comprovar a distância do eleitor da cidade onde vota.
O app está disponível para download em dispositivos Android e iOS. Mas atenção eleitores: o app deve ser baixado e atualizado com antecedência, ou seja, baixe antes do dia da eleição.
Justificar presencialmente
Eleitores que não tiverem acesso ao aplicativo ou preferirem justificar presencialmente podem comparecer a um dos cartórios eleitorais ou postos de atendimento instalados pela Justiça Eleitoral que vão funcionar no domingo, das 14h às 17h.
Quando a justificativa é feita no mesmo dia da votação, é preciso apresentar apenas um documento de identificação com foto e preencher o requerimento disponibilizado no local.
Justificativa pós-eleição
Para justificar a ausência depois do pleito, o eleitor tem um prazo de 60 dias após cada turno de votação ao qual não compareceu. Nesse caso, é necessário apresentar documentação que comprove o motivo da falta.
Isso pode ser feito também pelo aplicativo e-Título ou pelo Sistema Justifica. Ainda é possível regularizar a situação entregando a documentação comprobatória junto do Requerimento de Justificativa Eleitoral (pós-eleição) em um cartório eleitoral ou por envio postal.
As justificativas pós-eleição são analisadas pelo juiz da zona eleitoral correspondente e podem ou não ser aceitas. Se o requerimento for recusado, será preciso quitar o débito. A solicitação pode ser acompanhada pelo Sistema Justifica, utilizando o número de protocolo.
Locais do país com segundo turno
Após a totalização das seções no 1º turno das Eleições Municipais de 2024, em 51 municípios do país, sendo 15 capitais, haverá segundo turno para o cargo de prefeito. Confira as capitais:
Aracaju (SE)
Curitiba (PR)
Natal (RN)
Belém (PA)
Fortaleza (CE)
Palmas (TO)
Belo Horizonte (MG)
Goiânia (GO)
Porto Alegre (RS)
Campo Grande (MS)
João Pessoa (PB)
Porto Velho (RO)
Cuiabá (MT)
Manaus (AM)
São Paulo (SP)
Outras cidades com segundo turno
Anápolis (GO)
Aparecida de Goiânia (GO)
Barueri (SP)
Camaçari (BA)
Campina Grande (PB)
Canoas (RS)
Caucaia (CE)
Caxias do Sul (RS)
Diadema (SP)
Franca (SP)
Guarujá (SP)
Guarulhos (SP)
Imperatriz (MA)
Jundiaí (SP)
Limeira (SP)
Londrina (PR)
Mauá (SP)
Niterói (RJ)
Olinda (PE)
Paulista (PE)
Pelotas (RS)
Petrópolis (RJ)
Piracicaba (SP)
Ponta Grossa (PR)
Ribeirão Preto (SP)
Santa Maria (RS)
Santarém (PA)
Santos (SP)
São Bernardo do Campo (SP)
São José do Rio Preto (SP)
São José dos Campos (SP)
Serra (ES)
Sumaré (SP)
Taboão da Serra (SP)
Taubaté (SP)
Uberaba (MG)