A cidade de Chapecó, no Oeste de Santa Catarina, contará com uma nova escola cívico-militar pública a partir de 2025, oferecendo mil vagas para alunos do 6º ao 9º ano. A Escola Básica Municipal Cívico-Militar Eli Maria Bellani, planejada para funcionar na Grande Efapi, foi anunciada pelo prefeito João Rodrigues em uma coletiva de imprensa na manhã desta quinta-feira (31).
Novidade da escola cívico-militar foi informada pelo prefeito João Rodrigues (PSD). – Foto: Leandro Schmidt/Prefeitura de Chapecó/Divulgação/ND
A iniciativa visa atender exclusivamente estudantes da rede municipal, com foco em tecnologia, inovação e um modelo de ensino diferenciado.
Localizada dentro das instalações da Unochapecó, a nova unidade da escola cívico-militar ocupará um espaço de 3,7 mil metros quadrados, com funcionamento das 7h às 19h.
De acordo com o prefeito, a escola ajudará a suprir a demanda por vagas na região da Efapi e promete entregar um ensino de qualidade e inovação. Além do uso das salas e espaços comuns, a escola terá acesso aos laboratórios da universidade, que serão usados para oferecer oficinas especializadas.
Parceria com a Unochapecó e ensino voltado à inovação
Em parceria com a Prefeitura, a Unochapecó se comprometeu a colaborar na oferta de sete oficinas tecnológicas, incluindo áreas como Tecnologia da Informação, Inteligência Artificial e Espaço Maker, que fomentarão habilidades de inovação nos estudantes.
Segundo o reitor da universidade, Cláudio Jacoski, a escola representa um marco na educação local e reforça o papel transformador que a instituição pode desempenhar.
“O projeto oferece uma oportunidade de transformação social e eleva a qualidade do ensino público. Além disso, 60 alunos da rede municipal, que estarão no colégio da Unochapecó, participarão do projeto de pesquisa ‘Aprendizagem Personalizada com Inteligência Artificial e Metodologias Ativas’”, destacou Jacoski.
Unochapecó será parceira nas ações com foco em inovação e tecnologia. – Foto: Leandro Schmidt/Prefeitura de Chapecó/Divulgação/ND
Matrículas e novas vagas na rede pública
Márcia Wurzius, diretora pedagógica e de gestão da Secretaria Municipal de Educação, informou que as matrículas da rede municipal serão abertas em novembro, e os pais devem estar atentos às datas para garantir a vaga dos alunos.
Além das mil vagas na nova escola cívico-militar Eli Maria Bellani, a rede municipal de Chapecó será ampliada com outras iniciativas, incluindo o Centro de Educação Infantil Mário Lanznaster e escolas nos bairros Desbravador e Santa Maria, totalizando 3,8 mil novas vagas para 2025.
Com essas iniciativas, o município busca atender a crescente demanda por educação na região e oferecer aos alunos um ambiente com estrutura moderna e voltada para as demandas da sociedade atual.
Escola cívico-militar: infraestrutura e investimento em educação
Antes do início das aulas, previstas para o início do próximo ano letivo, serão realizadas adequações no prédio da Unochapecó, incluindo a construção de uma quadra esportiva e o cercamento do espaço, garantindo um ambiente seguro e adequado para os alunos.