Candidato do União Brasil teve 66,27% dos votos, contra 33,73% de Aprigio (Pode), que não conseguiu se reeleger. O atual prefeito foi ferido em 18 de outubro, quando estava no carro numa avenida da cidade, e teve alta do hospital no sábado (26), véspera do 2° turno. Candidato Engenheiro Daniel (União Brasil) vota ao lado de esposa neste domingo.
Ricardo Vaz
O novo prefeito de Taboão da Serra, na Grande São Paulo, é Engenheiro Daniel (União). Com 100% das urnas apuradas, ele teve 66,27% dos votos (89.386) e seu adversário, o atual prefeito da cidade, Aprigio (Pode), teve 33,73% dos votos (45.492).
Votos brancos somaram 6.725 (4,39%), e nulos, 11.694 (7,63%). As abstenções chegaram a 27,81%.
Veja detalhes da apuração do município
Em 18 de outubro, Aprigio foi ferido quando passava de carro por uma avenida em Taboão e ficou hospitalizado até o sábado (26). Na sexta (25), a assessoria do candidato informou que o prefeito havia sido submetido a uma cirurgia para a retirada de fragmentos da bala que atingiu seu ombro esquerdo.
A Polícia Civil investiga o caso como tentativa de homicídio e entende que o prefeito sofreu um “atentado”. A delegacia de Taboão já prendeu um suspeito de participar do crime e procura outros três investigados por envolvimento no caso. Todos foram identificados, mas não tiveram os nomes e fotos divulgados.
Segundo a investigação, os quatro executaram o ataque. O 1º Distrito Policial (DP) do município apura o que motivou o crime e se há mandantes
Quem é Engenheiro Daniel
Engenheiro civil e empresário, Daniel Plano Bogalho iniciou sua trajetória profissional como jogador de futebol.
Entre 2016 e 2020, ele atuou como secretário de manutenção em Taboão da Serra, deixando o cargo para disputar a prefeitura do município contra Aprígio (PODE). Com 49,37% dos votos válidos no segundo turno, acabou não sendo eleito.
Após a última eleição, Daniel se tornou secretário de obras em Embu das Artes.
Aos 40 anos, ele deixa o cargo para concorrer novamente à prefeitura de Taboão. No primeiro turno, recebeu 73.479 votos (48,98%), ficando em primeiro lugar na disputa eleitoral.