Alimentos e suplementos ricos em magnésio têm estado em alta ultimamente. Esse mineral desempenha um papel vital em mais de 300 reações bioquímicas no nosso corpo, como síntese de proteínas, função muscular e nervosa, regulação da pressão arterial, produção de energia, controle da inflamação, metabolismo e desenvolvimento ósseo. Em outras palavras, o magnésio é essencial para a nossa saúde geral.
Mineral pode ajudar a melhorar a saúde do corpo no geral – Foto: Reprodução/ND
10 alimentos ricos em magnésio
A maneira mais fácil de garantir que você está ingerindo magnésio suficiente é através da alimentação. Abaixo estão 10 alimentos ricos em magnésio que os especialistas recomendam incorporar na sua dieta diária.
Chocolate Amargo
O chocolate amargo oferece muitos benefícios para a saúde. Ele reduz o risco de doenças cardiovasculares, pode baixar a pressão arterial e melhora a função cerebral e o humor. Além disso, o chocolate amargo contém ferro, zinco, cobre e fósforo, o que pode ajudar no controle de peso.
Chocolate amargo pode reduzir o risco de doenças- Foto: Reprodução/ND
Abacates
Outro alimento com muitos benefícios para a saúde, os abacates podem ajudar com o colesterol alto, pressão arterial e a saúde gastrointestinal, cerebral e óssea. Como também contêm gordura, fibras e vitaminas, são ótimos para controlar o peso e os níveis de açúcar no sangue.
Ótimo para controlar o peso e o açucar do sangue – Foto: J.comp/Freepik/ND
Nozes
As nozes, ricas em magnésio, antioxidantes, fibras e proteínas, ajudam na saúde do coração, regulação do açúcar no sangue, controle de peso e saúde ocular. Dependendo de como são preparadas, também podem ter propriedades anti-inflamatórias.
Contém proteínas, fibras, vitamina E, magnésio e antioxidantes – Foto: Freepik/ND
Leguminosas
As leguminosas, como grão-de-bico e feijão preto, são repletas de magnésio, fibras, vitaminas do complexo B, ferro, cobre, zinco e fósforo. Elas auxiliam na digestão, melhoram a saúde do coração e, graças aos seus antioxidantes, podem reduzir os danos celulares.
Além de conter o mineral, podem reduzir danos celulares – Foto: Epagri/Divulgação/ND
Amêndoas
Uma porção de amêndoas pode fornecer cerca de 20% da ingestão diária recomendada de magnésio, além de vitamina E e proteína.
Amêndoas ajudam no ganho de massa magra – Foto: Reprodução/Freepik
Verduras
Se você já consome espinafre, couve e outras verduras regularmente, está no caminho certo para manter os níveis de magnésio. Estudos mostram que a ingestão diária de folhas verdes fornece fibras e pode ajudar a manter os níveis de açúcar no sangue.
Ingestão diária fornece fibras – Foto: Divulgação/ Epagri/ ND+
Sementes
Sementes de linhaça ou chia, por exemplo, são ótimas fontes de ácidos graxos ômega-3. Também possuem propriedades antioxidantes e podem ter efeitos positivos nas doenças cardiovasculares.
Possuem propriedades antioxidantes – Foto: Canva/Divulgação/ND
Grãos Integrais
Além do magnésio, os grãos integrais também fornecem fibras, ferro e outras vitaminas e minerais. Eles podem ajudar a reduzir o risco de doenças cardíacas, derrame, diabetes tipo 2 e alguns tipos de câncer, além de serem úteis no controle de peso.
Rico em magnésio e em proteínas – Foto: Canva/Divulgação/ND
Bananas
As bananas são uma ótima fonte de magnésio e também são ricas em potássio, o que pode ajudar a reduzir a pressão arterial, osteoporose e o risco de doenças cardíacas.
Reduz a pressão arterial – Foto: Istock/ND
Salmão
O salmão é um dos peixes mais saudáveis e oferece cerca de 30 miligramas do mineral em uma porção de 100 gramas. Seus benefícios incluem a redução da inflamação e a diminuição da pressão arterial elevada.
Contém proteínas, vitamina B12, vitamina D e selênio – Foto: Freepik/ND
Inclua esses alimentos diariamente na sua dieta, e veja sua saúde melhorar – e muito.