Trecho onde foi instalada a praça de pedágio é no KM 636, em região estratégica para escoamento de soja. ANTT autoriza cobrança de pedágio em Trairão no Pará
Ascom ANTT
O primeiro trecho de rodovia federal privatizado no Pará começa a ter cobrança de pedágio a partir de segunda-feira (8).
O trecho onde foi instalada a praça de pedágio é no KM 636 da BR-163, em Trairão. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
O ponto é estratégico, pois é o último município antes do desvio que leva para o porto de Miritituba, em Itaituba, no sudoeste do Pará.
Pelo trecho passam muitas carretas, principalmente com soja com origem no Mato Grosso.
O valor da cobrança estipulado foi de R$36,60 por eixo para veículos acima de 4 eixos, como caminhões e carretas pesadas. Carro pequenos, ônibus e motos foram isentos da cobrança.|
A empresa que vai administrar o trecho é a Via Brasil, que arrematou ainda parte de outra BR na região, a BR-230, conhecida como Transamazônica., também no acesso ao porto de Miritituba, às margens do rio Tapajós.
Autorização de pedágio
A cobrança de pedágio na BR-163 foi autorizada pela ANTT para veículos que passarem pelo município de Trairão, pela BR-163, região sudoeste do Pará. A cobrança terá inicio no próximo dia oito, quando completa 10 dias da publicação da Tarifa Básica de Pedágio (TBP).
A taxa se deu após reunião de diretoria (ReDir) na no dia 27 de abril, que elegeu a concessionária Via Brasil, na Praça de Pedágio 03. O valor atribuído deve ajudar na concessão de rodovia, pavimentação, sinalização, terraplanagem, drenagem, entre outros serviços.
Veja abaixo a tabela com os valores das tarifas:
Tabela de tarifas para pedágios em Itaituba, no Pará
Ascom ANTT
Leia mais notícias do estado em destaque no g1 Pará
Cobrança de pedágio na BR-163 começa no dia 8 de maio em Trairão, no Pará
Adicionar aos favoritos o Link permanente.