Diretor do MPEG, Nilson Gabas Júnior, recebeu a condecoração das mãos do presidente Luís Inácio Lula da Silva. Museu Paraense Emílio Goeldi recebe medalha de honra ao mérito pelo Governo Federal
Reprodução
O Museu Paraense Emílio Goeldi recebeu, das mãos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a medalha da Ordem Nacional do Mérito Científico, honraria concedida a pesquisadores e entidades. O atual diretor do Museu, Nilson Gabas Jr. foi quem recebeu a medalha nesta quarta-feira (12), no Palácio do Planalto, em Brasília.
A distinção honorífica reconhece a importância de personalidades brasileiras e estrangeiras que tenham contribuído para o avanço da ciência e tecnologia no Brasil.
O governo Lula adotou, para a cerimônia desta quarta, um tom de “reparação histórica” no evento chamado de “A ciência voltou”, contrapondo a gestão passada, que teve embates com pesquisadores.
Ministra da Ciência e Tecnologia, Luciana Santos afirmou que a solenidade é um ato de “desagravo” aos profissionais que foram “injustamente perseguidos” pelo governo Bolsonaro.
Nesta quarta, foi publicada uma portaria da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC), que flexibiliza as normas para o acúmulo de bolsas e atividades remuneradas de programas de pós-graduação (mestrado, doutorado e pós-doutorado) , além da reativação do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia, e emissão do decreto que convoca a 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação.
Assista a outras notícias do Pará:
Museu Goeldi recebe Medalha de Honra do Mérito Científico do presidente Lula
Adicionar aos favoritos o Link permanente.