Luta Marajoara reúne atualmente pelo menos 10 mil praticantes nos municípios do Arquipélago do Marajó. Atletas praticando a luta marajoara.
Divulgação
Foi publicado nesta quarta-feira (12), no Diário Oficial do Pará, duas leis que instituem no calendário oficial de datas e eventos o “Dia da Luta Marajoara”, comemorado em 8 de abril, e o “Dia do Breaking”, comemorado em 20 de fevereiro.
A comemoração para a luta marajoara em 8 de abril tem referência ao dia e mês em que a data tornou-se, em 2022, Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Estado.
Prática tradicional entre gerações de famílias e fazendas no Arquipélago do Marajó, a modalidade, de tão antiga, segundo estudiosos, pode ter precedido a própria chegada dos búfalos na região.
A luta reúne atualmente pelo menos 10 mil praticantes nos municípios do Arquipélago do Marajó, de acordo com projeções da Federação Paraense de Luta Marajoara (FPLM), que teria aproximadamente 2.500 atletas vinculados.
“Essa lei é conquista e reconhecimento”, festejou o presidente da entidade, Rodolpho Neto, que diz sonhar em ver atletas “vivendo da luta marajoara”.
Um dos principais focos da instituição é fortalecer a modalidade e torná-la esporte mundialmente reconhecido, como já vem ocorrendo por meio de lutadores como Iuri Marajó e Deiveson Figueiredo, que chegaram a ser campeões em categorias de peso.
O Dia Estadual do Breaking consiste em uma iniciativa para valorizar o novo esporte olímpico no âmbito do Pará. A data 20 de fevereiro faz referência ao dia da conquista do título internacional no evento “Breaking do Verão” pelo b-boy paraense Leony Pinheiro, no Rio de Janeiro.
O Pará mantém quatro representantes na seleção brasileira. Além de Leony, estão Kapu, MiniJapa e Kley. O objetivo do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e Conselho Nacional de Dança Desportiva (CNDD) é disputar medalhas nas Olimpíadas da França.
Ambas as proposições foram apresentadas em 2022 pelo então deputado estadual Raimundo Santos (PSD).
VÍDEOS: veja todas as notícias do Pará
Confira outras notícias do estado no g1 PA
Luta Marajoara e Breaking entram oficialmente no calendário de datas e eventos do Pará
Adicionar aos favoritos o Link permanente.