O prefeito de Belém entregará a carta aos presidentes dos oitos países da amazônicos, que participarão da Cúpula da Amazônia nos dias 8 e 9 de agosto, em Belém. Fórum das Cidades se encerra com divulgação da Carta de Belém.
João Gomes / NID/ Comus.
O “Fórum das Cidades Amazônicas” terminou nesta sexta-feira (4) com a assinatura da Carta de Belém. O documento, construído por mais de 20 prefeitos de cidades da Amazônia brasileira e internacional, listou um conjunto de quatro objetivos.
Criar um fórum permanente entre os prefeitos da região, dentro da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), para debaterem de forma livre o desenvolvimento da Amazônia;
Estabelecer um calendário de reuniões regulares, além de uma programação de oficinas, cursos, trocas de experiências e melhores práticas, bem como a elaboração de programas e projetos de cooperação técnica e outras iniciativas;
Promover um programa abrangente para a urbanização sustentável na região amazônica, que inclua a gestão e o planejamento do crescimento urbano, além de aspectos como infraestrutura, mitigação e adaptação às mudanças do clima;
Contribuir ativamente, e de forma coordenada, para o diálogo internacional sobre a biodiversidade e a mudança do clima.
O conteúdo da carta destaca também as peculiaridades da região, a participação ativa dos governos locais e da população para o crescimento sócioeconômico e sustentável da Amazônia.
O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues (PSOL), entregará a carta aos presidentes dos oitos países da amazônicos, que participarão da Cúpula da Amazônia, nos próximos dias 8 e 9, na capital paraense.
Fórum das Cidades tratou da estruturação e organização urbana em cidades com especificidades amazônicas, desenvolvimento sustentável, bioeconomia, fronteiras, gestão territorial e financiamento para projetos.
VÍDEOS: veja todas as notícias do Pará
Confira outras notícias do estado no g1 PA
Fórum das Cidades Amazônicas: Confira os compromissos da ‘Carta de Belém’
Adicionar aos favoritos o Link permanente.