Novos focos de incêndio iniciaram e precisaram ser combatidos, de acordo com os agentes. Bombeiros continuam com o rescaldo dos destroços.
Fábia Sepêda / TV Liberal
Bombeiros seguem atuando há mais de 24 horas para conter o incêndio no centro comercial de Belém, que iniciou na terça-feira (22). O levantamento da Defesa Civil apontou que o número de estabelecimentos atingidos subiu para oito.
Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
Nesta quarta-feira (23), equipes da corporação continuam realizando o rescaldo na área, que abrange um casarão histórico e um estabelecimento ao lado, na esquina da rua 7 de Setembro com a rua 13 de Maio, no bairro Campina.
No total, sete lojas foram destruídas, e o comércio afetado ao lado, por pouco, também não foi consumido.
A prefeitura de Belém detalhou que o piso em madeira do casarão foi totalmente incendiado, e as paredes externas, aparentemente não apresentam risco de desabamento.
Sobe para oito o número de lojas atingidas pelo incêndio mais recente no comércio de Belém
Segundo informações colhidas pelas TV Liberal, a 7 de setembro continua interditada, assim como a 13 de Maio, que está com o tráfego liberado apenas a partir da ligação com a travessa Padre Eutíquio. A rua Manoel Barata, próxima ao local do incêndio, também foi liberada.
Sindicato diz que tenta articular reorganização do centro comercial onde incêndio destruiu lojas em Belém
Para que os trabalhos continuem e para prevenir que novos focos apareçam, o Corpo de Bombeiros informou que são feitos revezamentos das guarnições de duas em duas horas.
Causa
Incêndio iniciou ainda na madrugada da terça (22) e segue em rescaldo.
Reprodução
O presidente da Defesa Civil Municipal, Cláudio Belem, disse que um relatório deve ser emitido com dados estruturais até quinta (24).
O documento vai constar o resultado da inspeção — se os locais atingidos devem ser demolidos, ou se ainda podem ser ocupados — a ser realizada pelo órgão após a ação completa dos bombeiros na área.
O coordenador ainda pontuou que o relatório será entregue aos proprietários, que devem tomar decisões acerca do que será feito com os prédios.
Sobre o caso, a Polícia Civil (PC) informou que um boletim de ocorrência foi registrado na delegacia do comércio, que investigará a ocorrência.
Patrimônio histórico
Os imóveis afetados são particulares, segundo a prefeitura, mas são tombados e fazem parte do centro histórico da capital.
Assim, a Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel), por meio do Departamento de Patrimônio Histórico (Deph), informou que esteve com uma equipe na terça (22) para vistoria do local.
“A Fumbel está realizando a atualização do inventário desses prédios no centro histórico, averiguando inclusive a questão dos usos desses espaços para estocagem de produtos e outros materiais, bem como a documentação e adequação dos mesmos em relação à segurança contra incêndios”, pontuou a gestão municipal.
O g1 solicitou posicionamento do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan-PA), mas não obteve respostas até a publicação desta reportagem.
VÍDEOS com as principais notícias do Pará
Confira outras notícias do estado no g1 Pará.
Bombeiros seguem contendo incêndio no centro comercial de Belém há mais de 24h; número de estabelecimentos atingidos sobe
Adicionar aos favoritos o Link permanente.