Comunidades e empreendimento disputam posse da área de uma fazenda na região. Indígenas da etnia Tembé protestam no Pará contra a atuação da empresa Belém Bionergia Brasil (BBB), que atua na exploração de óleo de palma em Tomé-Açu, no nordeste do Pará. Os indígenas e o empreendimento disputam a posse da área de uma fazenda.
A manifestação ocorre desde o último dia 2 de outubro, quando indígenas ocuparam dependências da fazenda. O conflito se acirrou e os indígenas chegaram a protestar, na quarta-feira (18), na rodovia que interliga Tomé-Açu a Tailândia e Paragominas. O perímetro foi liberado alguns momentos depois.
A Associação Indígena Tembé do Vale do Acará disse, em nota, que “repudia tentativas de criminalização dos movimentos que lutam por direitos na região” de “qualquer vinculação do povo Tembé com ataques, violências e depredações”.
Em nota, a BBB disse que “possui título e total regularidade fundiária e ambiental” e que “está sempre aberta ao diálogo, buscando soluções pacíficas para a situação”. A empresa afirmou ainda que “possui compromisso e responsabilidade social com as comunidades tradicionais e não tradicionais”.
VÍDEOS: veja todas as notícias do Pará
Leia as principais notícias do estado no g1 Pará
Indígenas Tembé protestam contra empresa exploradora de óleo de palma em Tomé-Açú, no Pará
Adicionar aos favoritos o Link permanente.