Evento ocorre pela primeira vez em Belém entre os dias 23 e 26 de novembro. Orquestra Refugi.
Andre Yamamoto
Descentralizar debates sobre arte e sustentabilidade é um dos principais objetivos da Virada Sustentável Amazônia, evento que ocorre pela primeira vez em Belém entre os dias 23 e 26 de novembro.
“É um grande avanço para cultura paraense poder mostrar nossos artistas e tudo o que eles têm de talento. Expressar pela arte é uma forma de tocar corações de muitas pessoas”, afirma Moara Tupinambá, uma das curadoras artísticas.
Mayrá Casttro, coordenadora local da Virada, diz que a organização dos espaços onde o evento vai ocorrer está sendo feita em parceria com o poder público.
“Teremos várias linguagens artísticas distribuídas em 3 palcos pela cidade, uma exposição sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da ONU e uma exposição fotográfica sobre infância amazônica e uma intervenção urbana de um artista internacional”, explica.
Ao todo, são quatro curadoras que participam do processo de seleção artística, que envolve teatro, dança, música, performance, contação de histórias e uma apresentação de orquestra.
“Tivemos todo o cuidado de levar também um recorte racial, de cor e gênero para a escolha dos artistas, para assim mostrar uma Amazônia diversa, múltipla, as várias Amazônias e seus olhares”, afirma Moara Tupinambá.
O evento
A proposta da Virada Sustentável Amazônia é criar um espaço de diálogo e engajamento que promova uma visão integrada e diversificada da sustentabilidade, encorajando ações positivas para um futuro mais equilibrado e sustentável para a Amazônia e para o mundo.
O evento é desenvolvido através de uma parceria com a Organização das Nações Unidas (ONU) e alinhada aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Em Belém, a programação tem como objetivo apresentar uma visão positiva e inspiradora sobre a sustentabilidade e seus diferentes temas para a população.
Desde 2011, a Virada Sustentável já realizou mais de 40 edições pelo Brasil em cidades como São Paulo, Manaus, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador, Campinas, Sinop (MT), Ilhabela / São Sebastião, Valinhos (SP) e Fortaleza.
VÍDEOS: veja todas as notícias do Pará
Confira outras notícias do estado no g1 PA
‘Virada Sustentável’: evento promete descentralizar debate sobre sustentabilidade, em Belém
Adicionar aos favoritos o Link permanente.