Projeto de ciclismo busca engajar mulheres na periferia da Grande Belém


O bairro de Águas Lindas recebe o Projeto Perifa na Pista, para engajar mulheres no processo de planejamento da mobilidade no bairro Mobilidade ativa e segurança como direito da mulher na cidade: Ruth Costa, organizadora da campanha e diretora do ParáCiclo
Divulgação/ParáCiclo
Visando engajar cada vez mais mulheres no processo de cidadania e tomada de decisões sobre as políticas públicas e potencializar o uso da bicicleta por mulheres nos territórios periféricos, o Coletivo ParáCiclo, através da Campanha Perifa Na Pista, realizará, no sábado (4), no horário de 9h às 18h, uma atividade no bairro de Águas Lindas, na Grande Belém, convidando mulheres para um dia de vivências e trocas de saberes. Ao final do evento será elaborado um documento a ser entregue para Secretaria de Mobilidade Urbana de Belém, com as demandas mais urgentes no campo da mobilidade, que possam melhorar o cotidiano do bairro.
Segundo a organizadora da Campanha e diretora do ParáCiclo, Ruth Costa, muitas mulheres pedalam pelo bairro e podem contribuir positivamente. “Sabemos que muitas mulheres do bairro usam a bicicleta como meio de transporte e que essas mulheres não são levadas em consideração no planejamento da cidade, por isso, estamos realizando a campanha Perifa na Pista, que tem o objetivo de trazer essas mulheres para o debate, para que juntas sejamos ouvidas pelo poder público”, explica. Ruth também é moradora do bairro e reconhece as dificuldades de deslocamento por bicicleta no local.
Na última semana, técnicos da SEMOB participaram de uma visita técnica no bairro, acompanhados por integrantes do Coletivo, onde foram apresentadas algumas demandas. “Apresentamos a demanda de implantação de uma ciclorrota no local para viabilizar um deslocamento seguro aos ciclistas que transitam nesta área”
A campanha Perifa na Pista está em sua segunda etapa. A primeira etapa reuniu as mulheres e debateu sobre a valorização dos deslocamentos ativos na cidade. Desta vez a atividade conta com o apoio do edital Iara Aceleradora. Para Ruth Costa, esse tipo de projeto e apoio são essenciais para o fortalecimento de ações em bairros periféricos visando maior engajamento da população no planejamento das políticas públicas. “Nós que vivenciamos o bairro, a periferia da cidade sabemos das nossas necessidades e urgências, então é importante que estejamos cada vez mais fortalecidas e engajadas para que consigamos ter nossas necessidades atendidas”, afirma.A atividade é aberta ao público feminino do bairro e contará com café da manhã e almoço.
Serviço
Coletivo ParáCiclo, através da Campanha Perifa Na Pista, realiza no sábado (4), no horário de 9h às 18h, atividade na Escola Parque Bolonha, no bairro de Águas Lindas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.