Belém inicia campanha de vacinação contra a gripe na segunda, 13


Campanha vacinal foi antecipada, visando acompanhar o período de inverno amazônico. Campanha de vacinação em Belém
Alex Ribeiro / Ag. Pará
Inicia nesta segunda-feira (13) a campanha de vacinação contra a gripe, antecedendo o inverno amazônico. A ação deve se estender até 15 de dezembro e terá o dia 25 de novembro como o dia “D” de mobilização para a vacina.
A mudança no calendário vacinal deste ano, vem acompanhando o clima tropical e amazônico, se diferenciando de outras regiões do Brasil que passam por outro tipo de estação. Podendo assim, reduzir as complicações, internações e a mortalidade decorrentes da gripe.
Os sintomas incluem febre, calafrios, dores musculares, tosse, congestão, coriza, dores de cabeça e fadiga. A gripe é uma infecção viral e também costuma atacar os pulmões, o nariz e a garganta.
Entre os grupos prioritários para vacinação estão:
Idosos com 60 anos e mais
trabalhadores da saúde
crianças de 06 meses a menores de 06 anos de idade
gestantes e puérperas
povos indígenas
professores
pessoas com comorbidades e pessoas com deficiência permanente
caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários
profissionais das forças de segurança e salvamento
profissionais das Forças Armadas
funcionários do sistema de privação de liberdade
população privada de liberdade com mais de 18 anos de idade, adolescentes e jovens em medidas socioeducativas e pessoas em situação de rua.
A vacinação também ajuda a proteger aqueles que são mais vulneráveis às doenças graves associadas à gripe, como a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), e a descompensação de quadros de doenças pré-existentes, que podem levar à morte.
MAIS VÍDEOS: com notícias do Pará:
Veja outras notícias do estado no g1 Pará

Adicionar aos favoritos o Link permanente.