Rapper paraense Sumano lança disco de estreia intitulado ‘Nortes’

O disco é uma coleção de dez faixas, e traz a participação de artistas da região. Rapper paraense Sumano
Jerê Santos
Cantando sobre a realidade nortista, o rapper paraense Sumano lança seu primeiro álbum intitulado “Nortes”. O disco é uma coleção de dez faixas, e traz a participação de artistas da região. O trabalho foi viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura (Semear), executado pela Fundação Cultural do Pará (FCP).
Inspiração para suas composições, o artista produziu um vídeo manifesto com imagens de sua comunidade, a Vila Menino Deus, que fica às margens do Rio Anapu, no município de Igarapé Miri.
O artista surge no cenário musical nortista como um dos representantes do gênero no interior do território amazônico. Suas referências incluem outros rappers contemporâneos de sua localidade que o inspiraram, bem como outros músicos pelo país. Entre os colaboradores, destacam-se os rappers Victor Xamã, Moraes, Roxy, Nill, Malu Guedelha, Karen Francis, Drin Esc, Nic Dias e Kurt Sutil.
“Sou fã de Victor Xamã, que é talvez uma das nossas maiores referências aqui no Norte, mas não só ele, Nic Dias também; eu inclusive o considero uma das novas gerações dos cabanos revoltados”, revelou o artista. “Ter ouvido eles me ajudou a explorar mais o gênero e hoje posso me considerar um rapper tão valioso quanto”, explicou, ao citar os cantores Emicida e Don L.
Euller Santos, nome de batismo de Sumano, 28 anos, além de rapper é também professor de geografia. Ele compartilha seu conhecimento na própria comunidade, situada no nordeste do Pará, onde ministra aulas para crianças e adolescentes cujas experiências de vida se assemelham muito às suas. A escolha de sua profissão e local de trabalho não é aleatória, mas sim um testemunho de seu compromisso com a comunidade e com a juventude desse território.
A produção de “Nortes” conta com faixas como “Craque”, o primeiro single do álbum; “Reconectar”, que abre o disco e conta com a colaboração de Victor Xamã; “É o Jogo”, uma faixa com um ritmo mais melódico e em parceria com Nill e Malu Guedelha, entre outras.
“Meus versos trazem à tona um questionamento importante sobre nós, pessoas negras: por que sempre esperam que a gente seja a revolução ou a revolta? Às vezes, não queremos ser isso; queremos, na verdade, viver, curtir uma tarde de sol no rio ou jogar futebol com nossos amigos sem ter que pensar em revolta”, comentou Sumano.
Serviço
Acesso do álbum “Nortes”, do rapper Sumano
Plataformas: Nortes (onerpm.link)
MAIS VÍDEOS: com notícias do Pará:
Veja outras notícias do estado no g1 Pará

Adicionar aos favoritos o Link permanente.