Acompanhar o valor do dólar hoje é de praxe para transações financeiras, investimentos e viagens. Contudo, é inevitável a surpresa ao visitar uma casa de câmbio e descobrir que o preço para a compra da moeda está mais cara que o noticiado.
O valor do dólar comercial é mais em conta que o dólar turismo, pois envolve maior quantia financeira – Foto: Unsplash/ND
Isso acontece pela diferença entre dólar comercial e dólar turismo, já que cada modalidade é aplicada para objetivos específicos.
Qual é a diferença entre dólar comercial e dólar turismo?
A diferença entre o dólar comercial e o dólar turismo é sempre evidenciada nas cotações da moeda no Brasil.
Isso ocorre pelas funções e operações diferentes que as modalidades da moeda possuem, marcando uma variação mais acentuada do preço do dólar.
O dólar comercial é usado em grandes transações, como importações e exportações entre países ou empresas, e tem cotação mais baixa devido à ausência de taxas adicionais.
O dólar comercial é a principal moeda para transações globais – Foto: Pexels/ND
Por sua vez, o dólar de turismo é utilizado por pessoas físicas para viagens internacionais, seja em dinheiro, cartões pré-pagos ou cheques de viagem.
Ele é mais caro porque inclui taxas como o IOF, custos operacionais e o lucro das casas de câmbio.
O que é o dólar comercial e para que ele é usado?
Como o termo indica, o dólar comercial é usado para importações e exportações entre empresas, por bancos e demais instituições financeiras similares.
Seu preço é mais barato em comparação ao dólar turismo pela abundante quantia de dinheiro envolvido nessas negociações.
Essa cotação serve de referência para essas empresas e industrias realizarem suas transações ao longo do dia, sempre aproveitando o melhor momento de compra de produtos e ativos na moeda estrangeira.
O valor do dólar comercial flutua durante o dia, conforme a demanda de compra e venda da moeda.
Ao final do dia, é divulgado o valor oficial, quando as variações de queda e aumento são fechadas.
Tais oscilações ocorrem diante de movimentos políticos e financeiros, bem como as mudanças da taxa de juros, a quantidade de importações ou em decorrência de crise financeira no país.
A mudança na taxa de juros impacta o valor do dólar comercial – Foto: Freepik/Divulgação/ND
As negociações dele são feitas seguindo o calendário e fuso horário norte-americano, portanto, elas não são possíveis de serem concluídas do horário comercial ou em feriados nos Estados Unidos.
O que é o dólar turismo e por que ele possui valor mais alto
Ao planejar uma viagem internacional, o turista deve se atentar a cotação do dólar turismo, utilizado para a compra de passagens, hospedagem e cartões pré-pagos de viagem.
O preço do dólar turismo utiliza como referência o dólar comercial, mas tem valor mais alto por considerar os custos operacionais e administrativos da instituição financeira responsável pela transação, seja ela um banco ou uma casa de câmbio.
O dólar turismo leva em consideração os custos arcados pela casa de câmbio ou instituições financeiras – Foto: Freepik/ND
Esses custos incluem o aluguel de carros-forte, o pagamento de funcionários, a contratação de courier (serviço de entrega do dinheiro em casa), assim como também o acréscimo do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) obrigatório nessas transações.
Mesmo tendo a um valor médio que oscila diariamente, o dólar turismo também pode ter preços diferentes conforme a casa de câmbio, que pode oferecer serviços adicionais e exclusivos ao cliente.
A compra do dólar turismo é realizada mediante a apresentação de um documento, de preferência o CPF e o valor negociado deve ser informado na declaração de Imposto de Renda da Receita Federal.
Cotação média do dólar comercial e dólar
Como são inúmeros fatores que alteram a precificação do dólar no Brasil, não há como apontar por quanto tempo o preço da moeda ficará estável ou não terá uma grande oscilação de valores.
Atualmente, em fevereiro de 2025, a média para o dólar comercial e turismo é:
Dólar comercial: R$ 5,70
Dólar turismo: R$ 5,95
Quando usar cada tipo de câmbio?
A seleção de cada modalidade de câmbio do dólar é feito conforme a sua finalidade.
Sendo assim, o dólar comercial é amplamente utilizado por empresas, bancos e pessoas jurídicas, que precisam fazer grandes movimentações usando a moeda internacional.
O dólar comercial é a referência para transações, tendo seu valor final definido pela média das cotações ao longo do dia.
Essa medida monetária também é amplamente utilizada para precificar produtos e serviços, principalmente para as companhias que atuam no mercado internacional.
O dólar turismo funciona para viagens e despesas relacionadas, como passagens aéreas, hospedagens, cartões pré-pagos e demais compras pessoais.
Adquiridos em instituições financeiras como bancos e casas de câmbio, o dólar turismo é utilizado em compras em lojas internacionais durante passeios e temporadas de férias, para depósitos em contas bancárias e custam mais caro por conta do lucro das casas de câmbio.
Dicas para usar o dólar em viagens internacionais
Uma dúvida comum para quem irá realizar viagens e passeios internacionais, nos quais o dólar é a moeda principal, é a real necessidade de levar o dinheiro vivo nessas ocasiões.
Ter cédulas de dólar é importante para emergências e situações ocasionais, sendo que o ideal é fazer a compra das notas de maneira fracionada, aproveitando os momentos em que o valor esteja mais baixo.
A pesquisa também envolve qualquer compra que demanda a conversão da moeda para o real, para que os custos não sejam maiores que o imaginado.
Outra opção é fazer a compra de cartões pré-pagos, onde é aplicada uma quantia de dólares para a realização de compras e pagamentos no exterior.
Também há alternativa de utilizar os cartões internacionais, que permitem a compra por débito ou crédito.
Só é preciso manter a atenção a cotação da moeda e aproveitar o passeio da melhor forma.