Nos dias mais quentes, os ventiladores se tornam os melhores amigos de muita gente, justamente por serem mais acessíveis e práticos. Mas, se ficarem ligados por muito tempo, podem causar uma surpresa na fatura de luz no fim do mês. Saiba qual é o melhor tipo de ventilador e por quanto tempo ele pode ficar ligado.
Qual o melhor tipo de ventilador para refresca o ambiente – Foto: Unsplash/ND
Por quanto tempo o ventilador pode ficar ligado e quanto custa?
De acordo com a plataforma de tecnologia limpa Nextron, tempo ideal para deixar o ventilador ligado depende de diversos fatores, incluindo a potência do aparelho, a temperatura ambiente e a necessidade de conforto térmico. Por critérios de economia, o uso prolongado não deve ultrapassar 8 horas.
Na hora de escolher o melhor tipo de ventilador, é importante considerar não só a potência – Foto: Unsplash/ND
Para saber quanto o seu ventilador está gastando por mês, basta fazer uma conta. A Nextron explica que “para calcular, basta multiplicar a potência (em kW) pelo tempo de uso (em horas). Exemplo: 50 W = 0,05 kW; 0,05 kW × 8 horas/dia × 30 dias = 12 kWh/mês”.
Para calcular o custo por hora de um ventilador, basta multiplicar o consumo por hora pelo valor do kWh na sua região.
Qual o melhor tipo de ventilador?
O melhor tipo de ventilador para quem tem pouco espaço é o de teto, mas para quem prefere praticidade, então, a melhor opção é o de pedestal – Foto: Unsplash/ND
De acordo com especialistas, o melhor tipo de ventilador vai depender do local de uso do aparelho. Ventiladores de teto têm menor potência, são mais econômicos, movimentam mais ar e economizam espaço, enquanto ventiladores de pedestal são portáteis e podem ter menor consumo, dependendo do modelo.