Responsabilidade social e empreendedorismo feminino avançam com apoio da ENGIE

Empreendedoras de 65 cidades brasileiras encontram apoio financeiro e capacitação no programa ‘Mulheres do Nosso Bairro’, uma das principais iniciativas de responsabilidade social da ENGIE – Foto: Foto: ENGIE/Divulgação
A transformação social começa com ações práticas. No Brasil, onde o empreendedorismo feminino cresce como uma oportunidade de inclusão e independência financeira, os programas de incentivo têm um papel fundamental.
Para fortalecer o desenvolvimento social nos locais onde está presente, a ENGIE Brasil Energia tem ampliado suas iniciativas que fortalecem negócios liderados por mulheres.
Entre as ações está o programa Mulheres do Nosso Bairro, que tem estimulado o empreendedorismo feminino, oferecendo incentivo financeiro e capacitação em diversas regiões do país.
Desde a sua criação, o programa investiu mais de R$ 3 milhões, impactando mais de 50 mil mulheres e impulsionando diretamente mais de 260 negócios. Em média, 40% dos projetos se tornam a principal fonte de renda das vencedoras, e 80% dos empreendimentos apoiados registram crescimento financeiro após a participação.
Fortalecendo negócios depois da pandemia
O Mulheres do Nosso Bairro foi lançado pela ENGIE Brasil Energia em 2020 para oferecer suporte diante dos desafios acentuados pela pandemia. Estudos da ONU constataram que as mulheres foram o público mais afetado pela crise sanitária, além de representarem 70% da linha de frente de combate à doença na época. Desde então, o programa é realizado anualmente para fomentar o empreendedorismo feminino pelo Brasil.
Luciane Pedro, Gerente de Responsabilidade Social da ENGIE Brasil Energia, destaca que ano após ano são batidos recordes de inscrições e é ampliado o número de iniciativas contempladas em diferentes estados.
Esse crescimento se dá por conta de outro programa da Companhia, o Parcerias do Bem, que engaja empresas para contribuir com as iniciativas de responsabilidade social, ampliando seu alcance e resultados.
Em sua 5ª edição, lançada em 2024, o programa contemplou 100 negócios liderados por mulheres, com R$ 10 mil para cada projeto. Com alcance nacional, o programa selecionou participantes de 65 cidades em 22 estados brasileiros, fortalecendo redes de apoio e ampliando oportunidades.
Entre as 100 empreendedoras contempladas pelo programa está Jaqueline Santos da Silva Felix. Natural de Salvador, ela vive em Florianópolis há nove anos e, há pouco mais de um ano, abriu um salão de beleza. Aos 36 anos, mora com o marido e dois filhos, e o negócio se tornou a principal fonte de renda da família.
Com o prêmio, ela pretende ampliar o espaço e expandir suas atividades. A história de Jaqueline representa muitas das trajetórias impulsionadas pelo programa, que nesta edição priorizou iniciativas lideradas por mulheres negras e mães – 70% das vencedoras se declararam negras e 60%, mães.
Além do incentivo financeiro, o Mulheres do Nosso Bairro também oferece cursos gratuitos de capacitação profissional, informações sobre redes de apoio e iniciativas voltadas à saúde física e mental. O programa também promove ações de sensibilização e conscientização para o combate à violência doméstica, ampliando seu impacto e fortalecendo a autonomia das participantes.
Parcerias que fazem a diferença
O Mulheres do Nosso Bairro faz parte do Parcerias do Bem, programa da ENGIE que conecta empresas a iniciativas sociais em diferentes regiões do Brasil. O objetivo é fortalecer comunidades por meio de soluções de impacto sustentável, atuando diretamente nos locais onde a companhia está presente.
Vencedoras de edições anteriores Adrivânia Santos, do empreendimento Nude Seu Tom, e Adriana Alves, do projeto Investindo em um Sonho – Foto: Foto: ENGIE/Divulgação
Além do apoio ao empreendedorismo, o programa também investe em cultura e educação, com iniciativas como os Centros de Cultura e Sustentabilidade, que promovem acesso a atividades artísticas e educativas, e o Programa de Apoio à Educação, voltado para a formação de jovens e capacitação profissional, como foco em saúde mental de alunos, professores e comunidade escolar em geral.
Por meio do Parcerias do Bem, a ENGIE investe em ações que vão além da energia, criando redes de apoio e incentivando projetos de impacto em diferentes regiões do Brasil.

Escolhas que impulsionam mudanças
O impacto social de um projeto vai além das pessoas beneficiadas – ele se reflete em toda a sociedade. Fortalecer o empreendedorismo feminino é uma forma de ampliar oportunidades e gerar desenvolvimento social sustentável.
Nesse cenário, a escolha de um fornecedor de energia também pode representar um compromisso com essas transformações. Empresas que optam pela ENGIE no Mercado Livre de Energia acabam contribuindo para iniciativas sociais que impulsionam mudanças reais.
Se você quer fazer parte desse movimento, seja cliente ENGIE. Saiba como migrar para o Mercado Livre de Energia em: Mercado Livre de Energia – ENGIE Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.