Como a camomila, chamada de erva do sono, regenera as cartilagens afetadas pela artrose

A camomila tem sido utilizada há séculos para fins medicinais devido às suas múltiplas propriedades. Seus benefícios estão mais concentrados em suas flores, que se destacam pelo aroma agradável.
De acordo com o estudo, a eficácia e a segurança do óleo de camomila tópico em pacientes com osteoartrite do joelho foram avaliadas.
Foi descoberto que o óleo de camomila causou aumento na atividade analgésica em pacientes com osteoartrite do joelho. Além disso, sua função física pode ser melhorada por meio da aplicação tópica deste óleo.

Chá que ajuda a regenerar as cartilagens afetadas pela artrose – Foto: Reprodução/Pixabay
O uso de camomila mostra efeitos protetores contra a mortalidade nesta amostra de adultos mais velhos de origem mexicana para mulheres. Mais pesquisas são necessárias em outras populações para determinar se esses efeitos são consistentes.
Para aproveitar seus benefícios, essa planta pode ser consumida em forma de infusão, mas dependendo do uso, pode ser encontrada em  fluidos ou tinturas para inalação, em cápsulas, óleos essenciais, cremes e pomadas, cremes dentais e enxaguantes bucais ou em compressas.
O consumo mais comum da planta é na forma de infusão. Segundo o médico Fernando Fernández Bueno, do canal Medicina Clara, essa planta possui duas principais propriedades: efeito sedativo e ação carminativa.
Principais benefícios da camomila
Alívio das dores estomacais e melhora a digestão
Um dos benefícios mais conhecidos da camomila é o alívio das dores estomacais e melhora da digestão. Isso ocorre devido à presença de flavonoides (um tipo de polifenol), que auxiliam no trânsito intestinal, favorecem a digestão e aliviam cólicas.
Calmante natural
O chá dessa planta ajuda a aliviar a ansiedade e o estresse e promove a sensação de relaxamento e bem-estar. Por isso, também pode ser consumida antes de dormir.
Fortalece o sistema imunológico
Essa infusão de camomila ajuda a controlar os níveis de cortisol, hormônio que, em excesso, pode comprometer a imunidade.
Poderoso antioxidante
Os polifenóis e terpenoides presentes na camomila protegem os tecidos contra a oxidação celular e previnem danos causados por fatores externos.
Auxilia no controle do diabetes
A planta também pode ajudar a manter os níveis de glicose no sangue equilibrados.
Contribui para a saúde da pele
Essa planta também possui propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, ajudando a reduzir irritações, eczemas e alergias.
A forma mais comum de consumir a camomila para relaxamento em casa é através de infusões, facilmente encontradas em qualquer supermercado. A camomila pote também ser usada como óleo essencial em difusores, em cremes para massagens ou até mesmo em banhos com suas flores.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.