Festival Pyracema divulga programação com Naieme, Nazaré Pereira e Mestre Lourival Igarapé


Festival de cultura popular será realizado dias 8, 9 e 10 de dezembro, na ilha de Cotijuba, região insular de Belém. Programação traz Naieme, Nazaré Pereira,Mestre Lourival Igarapé e muito mais
Divulgação
O Pyracema divulgou nesta quinta-feira (23) a programação da terceira edição. O festival de cultura popular será realizado dias 8, 9 e 10 de dezembro, na ilha de Cotijuba, região insular de Belém. O evento gratuito e com atrações para todos os públicos promoverá diversas apresentações nas comunidades da Pedra Branca e Seringal, além de atividades de educação socioambiental.
A edição 2023 na invernada amazônica terá três palcos: o Mirante da Pedra Branca e o BacuriBar receberão apresentações de carimbó, MPB, cantigas de encantaria e performances. Na sexta-feira (8) se apresentarão O Bendito Carimbó, Maiara Almeida, Naieme, Mestre Dimmi convidando Carimbó Selvagem e a performance drag Migonga. O sábado (9) terá a presença de Nazaré Pereira, Mestre Lourival Igarapé, Mestre RaiMundé, Toró Açu, O Bendito Carimbó e uma performance de fogo com a cia. circense Corpo de Rua. O domingo encerra o festival com uma grande roda a partir de meio-dia, com a participação do TrioSons, Mateus Moura, Buiú Mãos de Veludo, Encanto do Tambor e Batucada Misteriosa.
Organizado pelo Coletivo Cultural Pyracema, o festival multilinguagens vai trazer música, circo, performance, cineclube, oficinas de arte, mutirões de plantio e limpeza da praia e uma feira de artesanias com artesãos locais. Uma experiência cultural que valoriza as trocas de saberes, com a presença de mestras e mestres da cultura popular.
“O Pyracema para nós, da comunidade da Pedra Branca, é a culminância de um trabalho do ano inteiro que a gente faz em relação à educação socioambiental, ao plantio […] É a reunião de todos os artistas que tem na comunidade, que se insere também pra que ele aconteça.” afirma Mãe Márcia, uma das realizadoras do evento.
A Pousada Grão, no Seringal, será palco da programação infantil com apresentação circense da companhia Nós Tantos, contação de histórias e cortejo da Vaca-Bumbá Rosinha Cheirosa. Enquanto isso, espaços artísticos da comunidade oferecerão as oficinas de percussão, confecção de biojoias, composteira caseira, capoeira e perna-de-pau.
Localizadas no norte da ilha de Cotijuba, as comunidades da Pedra Branca e Seringal possuem diversas opções de hospedagem e restaurantes com comidas típicas, além da paisagem encantadora que integra a floresta e a praia. Uma oportunidade de vivenciar os encantos e a cultura da Belém insular.
Serviço
Festival Pyracema dias 8, 9 e 10 de dezembro, na comunidade Pedra Branca e Seringal, em Cotijuba. Programação gratuita.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.