Oferecidos pelo Sicredi, seguros acompanham os associados desde o planejamento até a comercialização da safra Associados estão cada vez mais conscientes da necessidade de se proteger
Com o aumento das chuvas, estiagem prolongada e baixa precipitação pluviométrica em diferentes regiões do Brasil, o que afeta diretamente a agricultura e a pecuária, é fundamental que os trabalhadores do campo estejam alertas. Dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) apontam um leve aumento na área cultivada em relação à temporada anterior, com uma expectativa de produção de 317,4 milhões de toneladas.
Com toda essa área a ser semeada e as incertezas climáticas, é essencial que os produtores tomem os devidos cuidados para reduzir perdas. E para se protegerem contra os efeitos do clima, a recomendação é contratar o seguro agrícola, que garante cobertura para prejuízos na produção decorrentes de fenômenos climáticos.
A atividade agropecuária está sujeita a imprevistos, como quebra de equipamentos e danos elétricos, que podem afetar o patrimônio dos produtores. O seguro rural e agrícola protege benfeitorias, mercadorias, além de máquinas e equipamentos. Produtores de diferentes portes podem contratar esses seguros de acordo com suas necessidades, visando garantir a segurança de suas produções e investimentos no campo. O Sicredi oferece soluções para ajudar os produtores a enfrentar os desafios do setor agrícola brasileiro.
A assessora de Desenvolvimento de Negócios do Sicredi, Danielle Nunes, destaca a importância dos seguros agrícola e rural para os agricultores e criadores, pois ajuda a reduzir os riscos da atividade e permite a continuidade do negócio diante de adversidades. “O Sicredi oferece uma variedade de seguros com coberturas adaptadas às necessidades dos associados, como seguro produtividade, seguro custeio, seguro floresta, seguro granizo, seguro cafezal, seguro rural simplificado e seguro multirrisco rural”, explica.
A contratação de seguros agrícolas e rurais no Sicredi tem aumentado significativamente, alcançando um saldo de R$ 391,8 milhões em setembro de 2020, um aumento de 41,4% em relação ao ano anterior. Os produtores estão reconhecendo a importância desses seguros para enfrentar adversidades e garantir a continuidade de suas atividades.
Danielle Nunes recomenda que o seguro de proteção da lavoura seja contratado antes do plantio, para ter acesso à subvenção federal que pode subsidiar até 40% do valor do seguro. Para agricultores que possuem operações de crédito, é aconselhável contratar o seguro junto com o crédito e incluir o valor do prêmio do seguro no pagamento do crédito. Já o seguro de máquinas, equipamentos e benfeitorias deve ser feito na entrega ou conclusão dos bens.
Para saber mais como obter tranquilidade e garantir a proteção da sua produção e maquinário, conheça as soluções de seguros AGRO que o Sicredi oferece, fale com um dos nossos gerentes através do WhatsApp ou visite a agência de relacionamento mais próxima para a sua comodidade.