Cidade Velha terá programação nesta sexta-feira, 15, no Píer da casa das 11 Janelas, praça Frei Caetano Brandão, Praça do Carmo e na Praça do Relógio. Aparelhagem de som Rubi
Divulgação
Centro histórico de Belém, a Cidade Velha recebe nesta sexta-feira (15) quatro palcos do Festival Psica. A ocupação terá 700 artistas, 36 atrações musicais gratuitas, com lambada, samba, aparelhagens Ouro Negro e Rubi, e o canto-oração de Mateus Aleluia.
A programação é totalmente gratuita, com palcos no Píer da casa das 11 Janelas, praça Frei Caetano Brandão, Praça do Carmo e na Praça do Relógio.
O Festival segue nos dias 16 e 17, no estádio do Mangueirão, com entrada mediante compra de ingresso. No headline, as atrações Jorge Ben Jor e Alcione.
“Somos um festival que valoriza a cultura local, então nossos artistas estão ali, nossa riqueza sonora, nossa diversidade. E também trazemos artistas de renome nacional e internacional, como é o caso do Mateus Aleluia, Jorge Ben e Alcione. E esses nomes aparecem em destaque na mesma proporção que artistas daqui, como Gaby Amarantos, Viviane Batidão, e as aparelhagens Crocodilo e Carabao. Isso coloca nossa cultura em destaque no Brasil”, comenta Jeft Dias, diretor do Psica.
LEIA TAMBÉM:
Confira a agenda cultural do g1 Pará, com programações do fim de semana
Mateus Aleluia é atração confirmada no dia gratuito do Festival Psica, em Belém.
Divulgação / Vinicius Xavier
No centro histórico, a noite começa com um cortejo movido à cultura popular amazônida a partir de 18h. A concentração inicia às 16h30, no Açaí Biruta. São cerca de cem brincantes, entre batuqueiros, baianas, representantes das tradições de matriz africana, grupos parafolclóricos, atores e carnavalescos.
Bruna Suellen, pesquisadora e artista, coordena o “Cortejo Encantado”. “A ideia é trazer o máximo de artistas iniciantes da cena cultural do Pará. Vamos levantar bandeiras, como uma referência às tradições afro amazônicas, saudando as mulheridades da Amazônia”.
A programação de shows traz a potência dos tambores da banda afro Axé Dudu e a ancestralidade de Kaê Guajajara, cantora, compositora, atriz e ativista indígena. Os mestres Aldo Sena, Curica e Solano se encontram com o Clube da Guitarrada no palco Rio Voador. A noite traz ainda um show inédito da Amazônia Jazz Band, Orquestra Som de Pau Oco, e mestres e mestras da cultura popular. Flor de Mururé, artista do carimbó urbano, também se apresenta na noite de abertura. E pra quem é de dança, uma overdose de ritmo com Lambada Social Clube, o samba do Fé no Batuque, Bando Mastodontes, e as aparelhagens Ouro Negro e Lendário Rubi.
Mestre Curica
Divulgação / Gabriel Dietrich
Serviço
Festival Psica 2023: ingressos estão disponíveis em no site do evento. A programação será realizada de 15 a 17 de dezembro, com o primeiro dia gratuito na Cidade Velha e dois dias com ingressos no Mangueirão.
VÍDEOS: veja todas as notícias do Pará
Leia as últimas notícias do estado no g1 Pará
Festival Psica ocupa centro histórico de Belém com cortejo, quatro palcos e 36 atrações em dia gratuito
Adicionar aos favoritos o Link permanente.