Itajaí enfrenta falta de água em 10 bairros e não há previsão de normalizar

A cidade de Itajaí, Litoral Norte de Santa Catarina, enfrenta um problema de falta de água há pelo menos 10 dias. Moradores de diversos bairros relatam que a situação é crítica e estão com dificuldades em lavar roupas, tomar banho e até, em casos mais extremos, beber água.

Conforme o Serviço Municipal de Água, Saneamento Básico e Infraestrutura (Semasa), foi registrado pontos de baixa pressão no sistema de distribuição de água potável de Itajaí nesta última quinta-feira (06).
Itajaí enfrenta falta de água em 10 bairros – Foto: Pixabay/Reprodução
Semasa diz que falta de água em Itajaí é reflexo do Carnaval
O Semasa afirma que o nível crítico ainda seria é reflexo do déficit acumulado ao longo do Carnaval. O serviço diz ainda que o consumo por parte da população continua bastante elevado, superando a produção de cerca de 1.270 litros por segundo, nas Estações de Tratamento de Água.
Uma moradora do bairro Cabeçudas, que preferiu não ser identificada, relatou ao portal ND Mais que há cerca de duas semanas a água vai e volta em sua casa. Ela expõe que a falta de água acontece com certa frequência no bairro, porém não se lembra do problema ter durado tanto tempo antes.
“Teve um dia que eu tava lavando roupa, e bem na hora faltou água, aí a máquina deu pane, até achei que tinha pifado”, informa a moradora.
Semasa diz que falta de água em Itajaí é reflexo do Carnaval – Foto: Divulgação/ND
10 bairros de Itajaí enfrentam falta de água
Conforme o Semasa, dentre os bairros mais sensíveis às ocorrências de falta de água estão São Vicente, Cabeçudas, Centro, Dom Bosco, Fazenda, Praia Brava, Ressacada, Santa Regina, Nossa Senhora das Graças e São Judas.
O serviço de saneamento afirma ainda que a economia de água é necessária para os moradores desses bairros, principalmente para os que possuem caixa d’água, para prevenir o esvaziamento.
Valter Eduardo de Melo, morador do Centro de Itajaí, contou ao ND Mais que no local onde mora a baixa pressão da água iniciou na sexta-feira (28) e, desde sábado (01), não houve mais incidência de água nas torneiras e afins.
“Já liguei 3 vezes para a Semasa e eles só informam que vão enviar uma equipe para averiguar e nada mais, além de não saber previsão de retorno devido o alto consumo na cidade”, relatou.
Semasa diz que não há previsão de normalizar – Foto: Semasa/Divulgação
Semasa diz que não há previsão de normalizar
O Portal ND Mais entrou em contato com o Semasa que afirmou que não existe uma previsão para o retorno da normalidade da água em Itajaí, pois isto depende as condições climáticas e do uso consciente da população.
Além disso, o serviço de saneamento afirmou que é preciso verificar cada caso individual para verificar se não seriam situações pontuais de cada imóvel. Apontando também para a importância da caixa d’água, “porque sem ela uma pressão dentro da normalidade, mas abaixo da média, pode ser insuficiente”, completa o Semasa.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.