Pará faz o 1º transplante raro de tecido musculoesquelético: ‘espero me recuperar muito em breve’, diz paciente

Morador do Marajó havia sofrido um acidente moto e há um ano convivia com a dor. A cirurgia dele é considerada um marco na medicina paraense. Pará realiza primeiro transplante musculoesquelético
O Pará realizou o primeiro transplante de tecido musculoesquelético. O paciente foi o pedagogo Juan Henrique da Silva, morador do arquipélago do Marajó, que teve uma nova chance depois de ter parte da perna reconstruída.
“Graças a Deus recebi suporte total e espero me recuperar muito em breve para mostrar o resultado de todo esse processo”, afirma o paciente.
Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
O procedimento foi considerado um marco na medicina paraense. A doação partiu de São Paulo e ocorreu no único hospital habilitado no Pará pelo Ministério da Saúde, conhecido como “Clínica dos Acidentados”.
Juan Henrique é de São Sebastião da Boa Vista, no Marajó. Em janeiro de 2023, ele sofreu um acidente de moto e rompeu três importantes ligamentos do joelho. Desde então, ele convivia com a dor.
“Eu caí de uma ponte a uma altura elevada de uns 2,5 metros, e a moto acabou caindo em cima do meu joelho. Foi aí que rompeu os ligamentos e os meus ossos saíram”.
Equipe médica comemora primeiro transplante de musculoesquelético no Pará.
Reprodução / TV Liberal
A cirurgia de reconstrução dos ligamentos durou cerca de três horas e foi um sucesso. O próximo passo é garantir a autonomia em todo o processo.
Atualmente apenas os estados do Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo têm centrais de captação de tecidos.
No Pará, pelo menos outros três pacientes agora estão aguardando pelo procedimento, depois de Juan.
VÍDEOS: veja todas as notícias do Pará
Leia as últimas notícias do estado no g1 Pará

Adicionar aos favoritos o Link permanente.