Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), as aves silvestres estão ameaçadas de extinção e foram encontradas sem documentação. Animais estavam em gaiolas.
PRF-PA
Durante fiscalizações, cinco curiós foram encontrados e apreendidos pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Marabá, no sudeste do Pará.
A ação foi confirmada nesta segunda-feira (5) pelos agentes. Segundo eles, a espécie é alvo da caça e comercialização e está ameaçada de extinção.
De acordo com os policiais, a primeira apreensão ocorreu no km 200 da BR-222, onde um motociclista foi abordado.
Primeira fiscalização encontrou dois curiós.
PRF-PA
“Foi verificado que o condutor e passageiro transportavam duas gaiolas com duas aves silvestre da espécie Oryzoborus angolensis, mais conhecida como curió. As aves não possuíam documentação que comprovasse a sua legalidade”, detalhou a PRF.
Já no Km-118 da BR-230, a equipe em fiscalização abordou uma outra motocicleta. Dessa vez, condutor e passageiro transportavam três gaiolas, com 1 curió em cada. As aves, também não possuíam documentação, segundo os fiscais.
Ainda de acordo com a corporação, todos os cinco animais foram encaminhados para a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Marabá, e os responsáveis assinaram um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e se comprometeram a comparecerem em juízo quando solicitado, por crime ambiental.
VÍDEOS com as principais notícias do Pará
Confira outras notícias do estado no g1 Pará.
Curiós são apreendidos por ilegalidade em Marabá, PA
Adicionar aos favoritos o Link permanente.