No Pará, Abaetetuba recebe festival sobre a diversidade produtiva do miriti

Evento terá, além de exposição e atrações musicais, um projeto que distribui vales para que crianças das creches adquiram brinquedos dos artesãos. Brinquedos de miriti produzidos em Abaetetuba, no nordeste do Pará
Divulgação
Abaetetuba, no nordeste do Pará, recebe o MiritiFest, tendo como atração principal a diversidade produtiva do miriti. A programação ocorre de 26 a 28 de maio, na Praça da Bandeira. A entrada é gratuita e aberta a todas as idades.
Com a participação de 40 artesãos locais, o evento celebra o talento e a cultura de Abaetetuba e proporciona espaço para a valorização da tradição local. Entre os artesãos a expectativa é grande para a edição.
O mestre Ivan Leal, residente comunidade rural Pirocaba e participante do festival desde a segunda edição, disse que o festival tem evoluído e trazendo bons resultados para expositores.
“A maior importância é você ter o MiritiFest como uma vitrine. Você vai colocar ali os seus produtos para as pessoas estarem vendo, elas gostam, elogiam. E o resultado de todo esse gostar é o dinheiro que aparece”, comenta.
Serão 26 atrações culturais no palco do festival, oferecendo programação diversificada para todos os públicos. A programação inclui manhã de atividades lúdicas e divertidas.
Entre as principais atrações musicais estão Dona Onete, Viviane Batidao, Fruto Sensual, Pinduca, Félix Robatto e o Arraial do Pavulagem.
Um dos projetos da prefeitura que faz parte do festival é o “Brinquedo da Gente”. Devem ser distribuídos vales no valor de R$ 70 para cerca de 1.800 crianças das creches municipais, para que elas adquiram brinquedos no MiritiFest.
Segundo a prefeitura, o projeto prevê investimento de cerca de R$ 126 mil, destinado aos artesãos que participarão como expositores do MiritiFest 2023 e visa fortalecer os vínculos das crianças com a cultura local.
“Vai melhorar mais as vendas, isso foi uma cartada de mestre em prol do artesão, em prol das crianças. Porque isso incentiva as crianças a gostarem mais do brinquedo de miriti”, avalia o mestre Ivan.
Leia notícias do estado em destaque no g1 Pará

Adicionar aos favoritos o Link permanente.