Uma tartaruga-das-galápagos, espécie em perigo crítico de extinção, se tornou mamãe aos 100 anos de idade na última sexta-feira (4), no zoológico da Filadélfia, nos Estados Unidos. Os quatro bebês da fêmea Mommy e do macho Abrazzo, se tornaram os primeiros após 150 anos do zoológico.
Quatro filhotes nasceram pela primeira vez nos mais de 150 anos de história do zoológico – Foto: Divulgação/Philadelphia Zoo/ND
Os pais são os dois residentes mais antigos do zoológico. Segundo o zoológico, Mommy chegou ao lugar em 1932 e foi considerada uma das tartarugas-de-galápagos mais valiosas geneticamente no Plano de Sobrevivência de Espécies da Associação de Zoológicos e Aquários.
“Ela se tornou a mãe de primeira viagem mais velha de sua espécie. Essas novas adições representam uma nova linhagem genética e uma ajuda muito necessária para a população da espécie”, disse o zoo. Atualmente, os bebês tartarugas seguem no abrigo de répteis, para crescer adequadamente.
Segundo o zoológico da Filadélfia, Mommy se tornou a reprodutora mais velha de sua espécie em qualquer zoológico dos Estados Unidos. “Antes dos filhotes, havia apenas 44 tartarugas gigantes ocidentais de Santa Cruz em todos os zoológicos”.
1
2
A mamãe tartaruga ocidental de Santa Cruz, nas Galápagos, chegou ao Zoológico da Filadélfia em 1932 – Divulgação/Philadelphia Zoo/ND
2
2
Quatro filhotes nasceram pela primeira vez nos mais de 150 anos de história do zoológico – Divulgação/Philadelphia Zoo/ND
“A equipe de cuidados com os animais também está monitorando outros ovos que podem eclodir nas próximas semanas. Os filhotes farão sua estreia pública na quarta-feira, 23 de abril, que marca o 93º aniversário da chegada da Mamãe ao Zoológico”, revelou o Philadelphia Zoo.
Assista ao nascimento dos filhotes da tartaruga-das-galápagos