Pará é o estado do Norte com mais inscritos no ‘Enem dos Concursos’


Capital Belém está entre as cidades com mais inscritos em todo o país no Concurso Público Unificado. Pará tem alta adesão ao Concurso Público Unificado.
Reprodução/Bom Dia Brasil
O Pará é o estado do Norte com maior número de inscritos confirmados no ‘Enem dos Concursos’.
Segundo o Governo Federal, o estado é o 6º com mais inscritos em todo o país no Concurso Público Nacional Unificado (CPNU).
Dos mais de 2,14 milhões de pessoas inscritas que fizeram o pagamento da taxa ou tiveram direito à isenção no país, 118,8 mil vivem no Pará. Os candidatos poderão concorrer às 6.640 vagas ofertadas, em 21 órgãos do governo federal.
Os dados fazem parte do balanço final do CPNU, anunciado na última sexta-feira (23) pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).
Levando em conta o número de pessoas com mais de 18 anos com inscrições confirmadas e a população total do estado, o Pará fica na 11ª posição, com 1,89% de inscritos.
A capital paraense aparece no 6º lugar entre os vinte municípios com mais inscritos confirmados, segundo o governo. No total, 57.315 pessoas realizaram o pagamento ou tiveram direito à isenção da taxa em Belém.
Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
Aplicação das provas
As provas serão aplicadas em 220 cidades, nas 27 unidades da Federação, no dia 5 de maio.
No Pará, as provas do CPNU serão aplicadas nas seguintes cidades:
Altamira, Ananindeua, Belém, Bragança, Breves, Cametá, Itaituba, Marabá, Monte Alegre, Oriximiná, Paragominas, Parauapebas, Redenção, Santana do Araguaia, Santarém, São Félix do Xingu e Tucuruí.
G1 em 1 Minuto: Enem dos Concursos e fóssil de 240 milhões de anos
Concorrência
O cargo com maior número de inscritos é o de Técnico em Indigenismo da Funai (de nível médio). São 323.250 candidatos.
Na sequência, aparecem Técnico em Informações Geográficas e Estatísticas (Região Nordeste / IBGE), também de nível médio, com 316.543, e Auditor-fiscal do Trabalho (MTE / Auditoria e Fiscalização), com 315.899.
O cargo com menos inscritos é o de Engenheiro (AGU / Engenharia Agrônoma), que pertence ao Bloco 1, com 834 candidatos confirmados.
✅ Siga o canal do g1 Pará e receba as notícias direto no WhatsApp
Perfil dos candidatos do Concurso Nacional Unificado
g1
Local de prova
A ministra Esther Dweck fez um alerta aos candidatos: “a partir de 25 de abril as pessoas têm que estar atentas para confirmarem dentro da sua página de inscrição o local de prova, para ter certeza de que recebeu o local e que está na cidade correta”, reforçou.
“E não se esqueçam de levar a caneta preta, a carteira de identidade e chegarem uma hora antes do horário previsto para não ter nenhum tipo de problema. Estudem e estejam preparados. Estamos aguardando ansiosamente os novos funcionários públicos, porque todas as áreas estão querendo muito os reforços”, aconselhou a ministra.
O maior concurso do Brasil
O “Enem dos concursos” é o maior concurso da história do país em número de inscrições, afirma o governo federal.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Concursos no WhatsApp
Mais de 2,65 milhões de candidatos chegaram a se inscrever, segundo o ministério da gestão. No entanto, 512.605 (19%) não fizeram o pagamento da taxa que confirma a participação no exame.
Por isso, 2,1 milhões de candidatos poderão, de fato, fazer as provas, considerando os inscritos pagantes (1.543.560) e que conseguiram a isenção da taxa (600.875).
Antes do unificado, o concurso com mais inscritos no país era o do Banco do Brasil, realizado em 2021. Na época, 1,6 milhão de pessoas se inscreveram para concorrer a vagas de escriturários.
Para efeito de comparação, o Enem “original”, para estudantes ingressarem em universidades, recebeu 3,9 milhões de inscrições em sua última edição, um aumento de 13,1% em relação a 2022. Na Fuvest, foram 110 mil inscritos e, na Unesp, 67 mil.
Próximos passos
De acordo com o cronograma, o próximo passo é a divulgação dos cartões de confirmação (confira a programação abaixo).
Divulgação dos cartões de confirmação: 29/04/2024
Aplicação das provas: 05/05/2024
Divulgação dos resultados das provas objetivas e preliminares das provas discursivas e redação: 03/06/2024
Divulgação final dos resultados: 30/07/2024
Início da convocação para posse e cursos de formação: 05/08/2024
Veja dicas para estudar para concurso:
Como estudar legislação para concurso?
Veja dicas de como fazer uma boa redação para concurso
VÍDEOS: assista às notícias do Pará
Leia as últimas notícias do estado no g1 Pará

Adicionar aos favoritos o Link permanente.