
É com grande pesar que informamos o falecimento de Sua Santidade, o Papa Francisco, ocorrido nesta segunda-feira, 21 de abril de 2025, no Vaticano. Aos 88 anos, Jorge Mario Bergoglio deixa um legado marcante de humildade, diálogo e compromisso com os mais pobres e marginalizados.
Nascido em Buenos Aires, Argentina, em 17 de dezembro de 1936, Bergoglio foi o primeiro papa jesuíta, o primeiro da América Latina e o primeiro a adotar o nome Francisco, inspirado por São Francisco de Assis — símbolo de simplicidade e cuidado com os pobres. Eleito em 13 de março de 2013, após a renúncia de Bento XVI, seu pontificado foi pautado por uma visão pastoral, reformas na Cúria Romana e um apelo global à justiça social, à proteção do meio ambiente e ao respeito entre os povos.
Os ritos fúnebres e o processo de sucessão
Com a morte do papa em exercício, o Vaticano entra no período chamado Sede Vacante (sede vazia), e todas as decisões da Igreja ficam a cargo do Colégio dos Cardeais. O corpo do Papa Francisco será exposto na Basílica de São Pedro para visitação dos fiéis nos próximos dias. O funeral, com presença de chefes de Estado, líderes religiosos e milhões de fiéis, deve acontecer entre quatro e seis dias após a morte, em cerimônia conduzida pelo decano do Colégio Cardinalício.
Após o funeral, será iniciado o Conclave, reunião secreta dos cardeais com menos de 80 anos de idade, que ocorrerá na Capela Sistina. Ali, em votação sigilosa, será escolhido o novo papa — aquele que dará continuidade à missão espiritual e pastoral da Igreja Católica no mundo.
Descanse em paz, Papa Francisco.