Associação Pará Solidário realiza programação nesta segunda-feira, 4, em Belém, com apoio de vários órgãos públicos. Ação social leva cidadania a mães do bairro de Águas Lindas, no Pará.
Reprodução / Pará Solidário
Cerca de 130 mães atendidas pela associação sem fins lucrativos Pará Solidário participam nesta segunda-feira (4) de ação social promovida no bairro de Águas Lindas, em Ananindeua, na região metropolitana de Belém.
A programação na sede da Federação do Comércio do Estado do Pará (Fecomércio), localizada na avenida Assis de Vasconcelos, busca dar visibilidade ao processo de resgate da cidadania vivenciado pelas mães e famílias acolhidas, além de ampliar a formação sobre o tema “Direitos da Infância e da Juventude”.
✅ Siga o canal do g1 Pará e receba as notícias direto no WhatsApp
O Pará Solidário reúne instituições parceiras para abordar aspectos fundamentais sobre o tema. Participam representantes da Defensoria Pública do Estado, do Ministério Público do Estado, do Tribunal de Justiça do Estado, da Fecomércio e do Sebrae.
Segundo Sofia Paz, presidente do Pará Solidário, a ação representa um marco na trajetória da associação.
“É um evento para que essas mães compreendam seu poder enquanto sociedade civil. É muito importante a parceria entre terceiro setor e poder público para que elas saibam onde buscar direitos e fazer denúncias, principalmente relacionados à educação e à primeira infância”, explica.
O Pará Solidário atua no Pará há seis anos. Em 2023, foram 1.500 famílias atendidas no estado.
Durante o evento nesta segunda-feira, a associação também presta contas sobre os resultados dos atendimentos, assim como sobre a diversificação e evolução das atividades com o apoio de voluntários da sociedade civil, instituições públicas e privadas.
Programação
8:00 / 9:00 Fecomércio e Pará Solidário
Abertura: Sofia Paz (Pará Solidário) e Sebastião Campos (Presidente Fecomércio)
– O que é o Pará Solidário e quais serviços são disponibilizados (Sofia Paz e Mariani Luz)
9:00/ 9:40 Tribunal de Justiça do Estado
Juiz Vanderley Silva: Importância do apoio familiar infantojuvenil (Juiz de direito da vara da infância e juventude do Tribunal de Justiça)
10:00/12:00 Ministério Público do Estado
1) Diana Barbosa Gomes Braga: A Obrigação da família em garantir o direito à educação: A Importância da educação para o desenvolvimento saudável (pedagoga)
2) Kátia Jordy Figueiredo: A prejudicialidade do trabalho precoce para crianças e adolescentes do pontode vista psicológico (psicóloga)
3) Maria de Lourdes de Carvalho Soares de Almeida: Serviços socioassistenciais voltados para mães em situação de vulnerabilidade (assistente social)
12:30/13:10 Almoço
13:20/14:00 Sebrae
Cássia Costa: Empoderamento feminino com profissionalização e o que podemos usar dessa experiência na Cop 30 (diretora executiva)
Reserva 14:00/ 15:00 Defensoria Pública do Estado
Marcio Coelho: Direitos da família em vulnerabilidade social.
Coordenador da Infância e Juventude
Reserva 15:00/ 15:30 sociedade civil
Eu posso – aberto a todos os padrinhos
Karla Almeida: Mulheres que inspiram liderança feminina
Mentora de líderes e psicóloga
ENCERRAMENTO: 15:30/16:00
Sofia Paz e Mariani Luz
VÍDEOS: assista às notícias do Pará
Leia as últimas notícias do estado no g1 Pará
Ação social promove cidadania a mães do bairro de Águas Lindas no Pará
Adicionar aos favoritos o Link permanente.