Chapecó decretou luto oficial de três dias pela morte do Papa Francisco – Foto: Vincenzo Pinto/Getty Images/ND
Chapecó, no Oeste de Santa Catarina, decretou luto oficial de três dias em razão da morte do Papa Francisco, ocorrida na segunda-feira (21).
Durante esse período, as bandeiras da prefeitura permanecerão hasteadas a meio mastro, conforme informou a administração municipal.
Missa especial ao papa
Na noite de segunda-feira (21), a Catedral Santo Antônio, no Centro de Chapecó, celebrou uma missa especial em despedida ao Papa Francisco. A celebração teve início por volta das 19h e reuniu fiéis da comunidade.
O arcebispo metropolitano de Chapecó, Dom Odelir José Magri, destacou que o momento foi de agradecimento pelos 12 anos de pontificado do papa.
“Em nossa Igreja Particular, recordaremos de modo especial da nossa elevação à Arquidiocese de Chapecó, um reconhecimento que o Santo Padre teve de nossa caminhada e que nos ajudará no trabalho pastoral e de evangelização”, afirmou Dom Odelir.
Chapecó decretou luto oficial de três dias pela morte do Papa Francisco – Foto: Divulgação/Prefeitura de Chapecó/ND
Morte do papa Francisco
O mundo se despede de um dos líderes religiosos mais influentes da história moderna. Papa Francisco, nascido Jorge Mario Bergoglio, em Buenos Aires, Argentina, faleceu na madrugada de segunda-feira, aos 88 anos, em Roma.
Funeral de Francisco
Segundo o Vaticano, o corpo do Papa Francisco foi colocado no caixão na segunda-feira (21), às 15h, em uma cerimônia reservada na capela da residência Santa Marta, onde o pontífice vivia. O rito será conduzido pelo cardeal Kevin Joseph Farrell, camerlengo da Igreja Romana.
Atendendo a um pedido feito em vida, Francisco ordenou que os rituais fúnebres fossem simplificados.
Ele descartou, por exemplo, o uso do tradicional catafalco, a plataforma onde os corpos dos papas eram expostos. O corpo será acomodado em um caixão simples de madeira, revestido com zinco, e ficará com a tampa aberta para a despedida dos fiéis.
A partir desta terça-feira (22), o corpo do pontífice será exposto por três dias na Basílica de São Pedro, onde fiéis poderão prestar as últimas homenagens. Pela tradição, o funeral papal ocorre seis dias após a morte e é presidido pelo decano do Colégio.