Estado e municípios decretam estado de luto pela morte do Papa Francisco – Foto: Reprodução/Wikimedia Commons/ND
A morte do Papa Francisco, na segunda-feira (21), causou comoção entre fiéis e organizações ao redor do mundo. Santa Catarina decretou luto oficial de três dias, e diversas cidades catarinenses se manifestaram sobre a perda do primeiro papa latino-americano da história.
A decisão foi anunciada pelo governador Jorginho Mello em seu perfil no Instagram. Na rede social, ele publicou uma foto em preto e branco do pontífice, acompanhada da mensagem: “Acabo de decretar luto de três dias, em homenagem ao Papa Francisco. Em respeito à Igreja e aos milhares de catarinenses católicos”.
Municípios catarinenses decretam luto pela morte do Papa e destacam seu legado de fé, justiça social e diálogo
Na tarde de segunda-feira (21), o Vaticano confirmou que o Papa Francisco morreu em decorrência de um AVC (Acidente Vascular Cerebral), seguido de insuficiência cardíaca. Nos últimos meses, ele enfrentava uma pneumonia bilateral que havia comprometido seus pulmões.
1
6
Cardeais se despedem de Papa Francisco no caixão simples, de madeira e zinco – Vatican News/YouTube/ND
2
6
O pontífice morreu vítima de um AVC e de insuficiência cardíaca – AFP/ND
3
6
Planalto confirmou presença de Lula e Janja no funeral do Papa Francisco – Ricardo Stuckert/PR/ND
4
6
Ele será enterrado na Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma, em vez de ser sepultado no Vaticano – Basílica de Santa Maria Maior/Reprodução/ND
5
6
Antes de morrer, o santo padre passou 38 dias internado com pneumonia dupla – Divulgação/Vatican News/ND
6
6
Francisco foi eleito em 2013 e ficou 12 anos à frente da Igreja Católica – Vincenzo Pinto/Getty Images/ND
Por meio de notas oficiais e decretos municipais, cidades catarinenses exaltaram o legado do pontífice marcado pela simplicidade, pela defesa dos mais vulneráveis e pelo compromisso com o diálogo inter-religioso.
Florianópolis
A Prefeitura da capital catarinense instituiu 3 dias de luto pela morte do Papa. Em nota, destacou: “O município reconhece sua atuação em prol das pessoas, principalmente daquelas mais vulneráveis, dialogando com as diferentes religiões”.
Blumenau
A Prefeitura de Blumenau declarou luto oficial, destacando Francisco como o primeiro papa latino-americano da história. O município também enalteceu o esforço do Santo Padre “na união de todos os povos e crenças, valorizando o diálogo e a paz entre as diferentes religiões”.
Chapecó
Por meio de decreto publicado ainda durante o feriado de segunda-feira (21), Chapecó, no Oeste catarinense, oficializou o luto de três dias. Na noite de segunda-feira (21), a Catedral Santo Antônio, no Centro de Chapecó, celebrou uma missa especial em despedida ao Papa Francisco.
Criciúma
Criciúma expressou solidariedade à Igreja Católica e aos fiéis, ressaltando a “relevância de seu legado como líder espiritual de mais de um bilhão de pessoas em todo o mundo”.
luto pela morte do Papa – Foto: Divulgação/Vatican News/ND
Em nota, o município descreveu Francisco como “chefe de Estado do Vaticano e defensor incansável da paz, da justiça social, do diálogo inter-religioso e da dignidade humana”.
Gaspar
Gaspar classificou o Papa como “um símbolo de humildade, diálogo e solidariedade”. O município foi o único a declarar sete dias de luto pela morte do Papa.
O prefeito Paulo Koerich afirmou que o gesto é uma forma de homenagear o Santo Padre. “Sua vida e obra inspiraram milhões de fiéis ao redor do mundo, inclusive em nossa cidade, de forte tradição católica”, declarou.
Indaial
O município de Indaial também decretou luto pela morte do Papa “em sinal de profundo pesar”. Em nota, destacou-se a humildade, coragem e amor ao próximo como marcas do pontificado. “Seu legado de compaixão, diálogo e justiça social continuará vivo nos corações de todos”.
Morro da Fumaça
O prefeito Eduardo Sartor Guollo, da cidade vizinha a Criciúma, ressaltou a atuação de Francisco em defesa dos mais pobres e seu impacto global. “Francisco foi uma voz ativa em defesa da justiça social e do diálogo. Sua liderança espiritual marcou uma geração e deixou um legado de fé, compaixão e coragem”.
Cidades destacam lutas de Francisco em notas de luto pela morte do Papa – Foto: Divulgação/Vatican News
O vice-prefeito, Davi Colonetti Pellegrin, também homenageou o pontífice, destacando seu papel nas discussões sobre o meio ambiente e o descrevendo como “grande inspiração e exemplo para as novas gerações”.
Siderópolis
A cidade de Siderópolis reconheceu Francisco como “defensor incansável da paz, da justiça social, da fraternidade entre os povos e da dignidade humana”. O município ainda o classificou como “um dos maiores líderes religiosos da história contemporânea”.
Timbó
Timbó aderiu ao luto oficial destacando a sintonia com o decreto estadual de luto pela morte do Papa. Em nota, o município ressaltou o impacto mundial do papado. “Sua liderança contribuiu para o fortalecimento do diálogo inter-religioso e da cooperação entre povos e nações”.
Tubarão
A cidade de Tubarão também lamentou a morte de Francisco, destacando sua humildade, coragem e defesa da paz e da justiça social. A Prefeitura expressou condolências à comunidade católica mundial “pela perda deste exemplo de fé e humanidade”.