Cruz da Primeira Missa no Brasil chega à Câmara em dia de luto pelo Papa Francisco

Câmara recebe cruz histórica e homenageia o Papa Francisco – Foto: Luiz Rodrigues/NDTV
Nesta terça-feira (22), a histórica Cruz da Primeira Missa no Brasil, trazida de Portugal e em peregrinação pelo país, foi recebida no Plenário Ulysses Guimarães, na Câmara dos Deputados, em Brasília.
O momento solene ganhou ainda mais significado com a homenagem ao Papa Francisco, falecido na véspera, aos 88 anos.

Antes do início da sessão, foi realizado um minuto de silêncio em memória do pontífice, cuja morte foi confirmada pelo cardeal Kevin Farrell, camerlengo do Vaticano.
Jorge Mario Bergoglio, o primeiro papa jesuíta e também o primeiro latino-americano a liderar a Igreja Católica, sofreu um AVC e uma insuficiência cardíaca, após passar 37 dias hospitalizado entre fevereiro e março deste ano.
Cruz da Primeira Missa do Brasil – Foto: Luiz Rodrigues/NDTV
Ainda nesta terça, às 12h15, será celebrada uma missa com a cruz na Catedral Metropolitana de Brasília, com a presença da bancada católica do Congresso.
Luto oficial de sete dias no parlamento
Em sinal de pesar, o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), decretou luto oficial de sete dias no parlamento, sem comprometer o andamento das atividades legislativas e administrativas.
Motta ressaltou a importância de Francisco como líder global e agente de transformação. “Poucos líderes me marcaram tanto quanto Jorge Mario Bergoglio. Francisco foi o símbolo do diálogo, do acolhimento, da inclusão.
O papa que abriu a Igreja para o século 21. Um líder que ficará na história pela força dos seus gestos”, declarou.
Funeral do Papa Francisco reunirá líderes mundiais
O Palácio do Planalto confirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estará presente no funeral do Papa Francisco, ao lado da primeira-dama, Janja da Silva. A comitiva oficial deve ser anunciada ainda nesta terça-feira (23).
Francisco foi eleito em 2013 e ficou 12 anos à frente da Igreja Católica – Foto: Vincenzo Pinto/Getty Images/ND
Lula também decretou luto oficial de sete dias no Brasil e lamentou a perda do pontífice, exaltando sua “simplicidade, coragem e empatia”.
Líderes internacionais como Donald Trump, ex-presidente dos Estados Unidos, e sua esposa Melania, além do presidente da Argentina, Javier Milei, já confirmaram presença na cerimônia de despedida ao papa argentino que marcou seu tempo com palavras e ações em defesa dos mais vulneráveis.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.