
O deputado federal Pedro Lucas Fernandes (MA), líder do União Brasil na Câmara, decidiu não aceitar o convite do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para assumir o comando do Ministério das Comunicações. A decisão foi tomada após reunião com o presidente nacional da legenda, Antonio Rueda, e ocorre em meio a dificuldades internas para definir seu substituto na liderança partidária.
A nomeação de Pedro Lucas havia sido articulada pelo senador Davi Alcolumbre (União-AP), que levou a sugestão diretamente ao presidente Lula em uma ligação feita na última terça-feira (8).
O chefe do Executivo federal sinalizou de forma positiva, e o nome do deputado passou a ser tratado como favorito para ocupar a vaga deixada por Juscelino Filho, que pediu demissão após ser denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR).
Apesar do aval do Palácio do Planalto, Pedro Lucas solicitou um tempo a Lula para tentar construir uma transição na liderança do União Brasil na Câmara. No entanto, segundo relatos de parlamentares da base, o deputado não conseguiu costurar um consenso interno que garantisse a continuidade da liderança sob o comando de um aliado.
Diante do impasse, o parlamentar maranhense optou por permanecer no cargo atual. A interlocutores, tem argumentado que pode ser mais útil ao governo federal atuando diretamente na articulação política da Câmara, onde exerce influência entre os colegas da legenda.
The post Pedro Lucas recusa Ministério das Comunicações e permanecerá como líder do União Brasil first appeared on GPS Brasília – Portal de Notícias do DF.