
Ao longo de dez reportagens, a série exibida às terças-feiras no MG2 vai apresentar iniciativas de universidades e faculdades de Juiz de Fora e região que impactam positivamente a comunidade. Jardim Botânico da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Fellype Alberto/g1
🌱 Explorar a natureza, aprender sobre a fauna e a flora e, principalmente, entender a importância da preservação ambiental são alguns dos objetivos do projeto desenvolvido no Jardim Botânico da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), voltado para estudantes e visitantes.
A educação ambiental acontece fora da sala de aula, com roteiros temáticos que transformam o espaço em uma experiência interativa de ensino. Entre trilhas e estufas, os participantes descobrem como as plantas evoluem, como diferentes culturas se relacionam com o ambiente e até conhecem lendas que habitam o imaginário das florestas.
🔔 Receba no WhatsApp notícias da Zona da Mata e região
O trabalho desenvolvido foi apresentado no quadro Integração na Universidade, exibido no MG2 desta terça-feira (22). Esta foi a quinta reportagem da série que destaca iniciativas de extensão das universidades e faculdades de Juiz de Fora e região que contribuem de alguma forma para a população.
A TV Integração acompanhou uma tarde de visita guiada do projeto com os alunos da Escola Cultura Viva, em Juiz de Fora. Confira abaixo.
LEIA TAMBÉM:
Integração na Universidade: MG2 mostra projeto da UFJF que leva literatura clássica e criatividade para alunos de Juiz de Fora
Integração na Universidade: MG2 destaca tratamento com toxina botulínica oferecido pelo HU-UFJF para pacientes com distúrbios neurológicos
Integração na Universidade: MG2 mostra projeto que leva orientações de primeiros socorros para alunos e professores de escolas em Juiz de Fora
Integração na Universidade: MG2 mostra projeto de atendimento odontopediátrico com abordagem lúdica e preço acessível
🌱O projeto
Esta espécie de orquídea é a Leptotes bicolor e está no Jardim Botânico em Juiz de Fora
Gustavo Tempone/UFJF
O projeto de educação ambiental do Jardim Botânico da UFJF começou em 2019, no mesmo ano de abertura do local, e pretende formar cidadãos mais conscientes e preocupados com a preservação da natureza e o uso responsável dos recursos naturais.
As ações seguem as diretrizes da Política Nacional de Educação Ambiental e os princípios da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco).
O Jardim Botânico une conhecimento científico com saberes populares e experiências sensoriais. Tudo é pensado para ser interativo e acessível, estimulando o pensamento crítico, o respeito à natureza e o cuidado com os ecossistemas da região.
Segundo o biólogo e diretor do Jardim Botânico, Breno Moreira Motta, o projeto recebe alunos de cerca de 250 escolas.
“É muito lindo o que a gente desenvolve. São cinco roteiros onde a gente trabalha a flora, a fauna e as relações ecológicas aqui do Jardim Botânico. Então as crianças têm a possibilidade de vivenciar na prática aquilo que elas veem dentro da sala de aula”, explica o diretor.
Para Breno, o contato direto com a natureza faz toda a diferença no aprendizado e também na formação de uma consciência ambiental.
Conheça os roteiros
Cada espaço do Jardim Botânico da UFJF oferece possibilidades únicas de ações de educação ambiental:
No Bromeliário e Cactário, os visitantes podem aprender sobre adaptações das plantas a diferentes ambientes e a importância da conservação da vegetação de áreas secas;
No Orquidário Frederico Carlos Hoehne, é possível realizar atividades sobre polinização, diversidade e estratégias de sobrevivência das orquídeas;
Na Trilha do Mel e Meliponário, destacam-se ações voltadas à preservação das abelhas nativas, com foco na polinização e produção sustentável de mel;
A Trilha da Juçara permite reflexões sobre o uso consciente dos recursos naturais e a importância da palmeira Juçara para a fauna;
Na Casa Sede, exposições artísticas com temas ambientais incentivam a sensibilização através da arte;
Já o Laboratório Casa Sustentável oferece oficinas sobre compostagem, reaproveitamento de materiais, economia de água e energia, mostrando na prática como adotar hábitos sustentáveis no dia a dia.
Como agendar uma visita?
Cada escola pode reservar até quatro datas. As instituições devem preencher o formulário no site do Jardim, na seção “Escolas e Grupos”: ufjf.br/jardimbotanico. Conforme a UFJF, as vagas ficam disponíveis até serem preenchidas.
Bicho preguiça no Jardim Botânico em Juiz de Fora
Lucas Morgado/UFJF
📲 Siga o g1 Zona da Mata: Instagram, X e Facebook
VÍDEOS: veja tudo sobre a Zona da Mata e Campos das Vertentes