
Os denunciados faziam parte do governo Bolsonaro. São acusados de gerenciar ações para manter o então presidente no poder, como facilitar o 8 de janeiro. Primeira Turma do STF torna réus mais seis acusados de tentativa de golpe de Estado
A Primeira Turma do STF – Supremo Tribunal Federal tornou réus mais seis acusados de tentativa de golpe de Estado.
Os denunciados faziam parte do governo Bolsonaro. São acusados de gerenciar ações para manter o então presidente no poder, como facilitar o 8 de janeiro.
Segundo a Procuradoria-Geral da República, compõem o chamado núcleo dois da organização criminosa: o delegado Fernando Oliveira, Filipe Martins, o coronel da reserva Marcelo Câmara, Marília Ferreira, o general da reserva Mario Fernandes e Silvinei Vasques. Eles são acusados de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado, organização criminosa armada, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.
Supremo torna réus mais 6 acusados de golpe de Estado
Jornal Nacional/ Reprodução
As defesas negaram todas as acusações. Entre elas, as de que houve tentativa de prejudicar a votação de eleitores de Lula e de tramar contra autoridades. Disseram que não tiveram acesso a todas as provas; que há irregularidades na delação do tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro; e que o caso deveria ser julgado por outras instâncias da Justiça.
O relator, ministro Alexandre de Moraes, disse que a PGR narrou os crimes de forma satisfatória e votou para aceitar a denúncia:
“A denúncia vem acompanhada de provas de materialidade, de indícios de autoria suficientes, que corroboram não só vários dos depoimentos do colaborador premiado, mas mais do que isso, trazem provas autônomas e independentes que em determinados momentos não foram colocados pelo colaborador”.
Os ministros Flávio Dino, Luiz Fux, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin seguiram o voto. Agora, o processo entra na fase de análise de provas, depoimentos e interrogatórios. Depois, os ministros vão decidir pela absolvição ou condenação dos réus.
Em março, o STF tornou réus o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados.
LEIA TAMBÉM
Denúncia do golpe: Primeira Turma do STF decide, por unanimidade, tornar réus integrantes do ‘núcleo 2’
Denúncia do golpe: 1ª Turma do STF rejeita todos questionamentos levantados pelas defesas dos acusados
Saiba quais crimes a PGR atribui aos acusados de tentativa de golpe; e as possíveis penas