Guerra comercial entre China e EUA pode ser benéfica para o Brasil, afirma secretário de Lula

Secretário de Lula acredita que guerra comercial pode abrir oportunidades para produtos agropecuários – Foto: Divulgação/Agência Brasil/ND
O secretário de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura e Pecuária, Luis Rua, falou nesta terça-feira (22) que a guerra comercial entre China e Estados Unidos pode criar oportunidades para o Brasil.
Para ele, o novo cenário econômico pode aumentar as exportações do país, principalmente dos produtos agropecuários. “Não só soja, como qualquer outro produto agregado”, afirmou.

Guerra comercial vai abrir oportunidades, diz secretário
Durante entrevista coletiva, o secretário argumentou que por volta de 30% da carne de aves que a China importa vêm dos Estados Unidos.
Em contrapartida, o país norte-americano é responsável por algo entre 16% e 18% da carne suína e 8% da carne bovina que os chineses consomem anualmente.
Para o secretário, com os EUA saindo do mercado chinês, o Brasil pode ocupar o lugar vago. “Lógico, existem outros players, mas talvez nem todos tenham a escala que o Brasil possui”, argumentou.
Secretário Luis Rua disse em entrevista coletiva que vê guerra comercial como oportunidade para o Brasil – Foto: Divulgação/MAPA/ND
Para Rua, poucos países têm as condições geográficas para obter um produto de qualidade como o Brasil. Ele destaca a sanidade e sustentabilidade do país.
“[O Brasil] é livre de todas as doenças de notificação obrigatória para qualquer produto de origem animal e tem uma situação fitossanitária muito privilegiada”, acrescentou.
Situação econômica pode definir aumento das exportações brasileiras – Foto: Eduardo Valente/Secom/ND
Para ele, o resultado final “dependerá do apetite chinês” pelos produtos brasileiros. Rua garantiu que o Brasil seguirá “falando com todos os países”.
*Com informações de Agência Brasil

Adicionar aos favoritos o Link permanente.