Saiba qual será a nova forma de embarcar em um avião – Foto: Canva/ND
A experiência de embarcar em voos está prestes a mudar radicalmente. O tradicional processo de check-in e o uso de cartões de embarque físicos devem ser eliminados e uma nova forma de embarcar em um avião deve surgir até 2027.
No lugar do cartão de embarque, entrará em vigor um único documento digital obrigatório: a DTC (Credencial Digital de Viagem).
Como funcionará a nova forma de embarcar em um avião?
Liderada pela OACI (Organização da Aviação Civil Internacional) com apoio das principais companhias aéreas do mundo. Por enquanto, o processo está em fase de testes em aeroportos como Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, e Singapura.
Se aprovada, a DTC será armazenada no celular do passageiro e reunirá dados do passaporte, itinerário e autorizações de viagem. Com a credencial, todo o processo de verificação será feito por reconhecimento facial, e dispensará documentos físicos.
Tudo ocorrerá da seguinte maneira: ao comprar uma passagem, o passageiro gerará automaticamente sua DCT, também chamada de journey pass.
Essa credencial será atualizada em tempo real em caso de alterações no voo e utilizada desde o acesso ao aeroporto até os controles de segurança e embarque, tudo sem papel ou escaneamentos manuais.
Essa nova forma de embarcar em um avião promete tornar as viagens mais práticas – Foto: Canva/ND
Por que o check-in e o cartão de embarque serão eliminados?
Segundo a OACI, a mudança visa criar uma experiência de viagem mais fluida, rápida e segura. O novo sistema:
Verifica a identidade antes da viagem;
Reduz riscos de erro humano e extravio de documentos;
Elimina filas nos balcões de check-in;
Diminui a lotação nos terminais internacionais;
Aumenta a eficiência das companhias aéreas e dos aeroportos.
Com uso de inteligência artificial, a tecnologia poderá até prever atrasos ou mudanças de rota, tornando o fluxo mais inteligente.
E o passaporte físico?
Embora o documento digital torne o embarque mais prático, o passaporte continuará obrigatório para cruzar fronteiras.
A diferença é que seus dados estarão integrados à DTC, permitindo que sejam validados pelas autoridades antes mesmo da chegada do viajante ao país de destino.
Embora a nova forma de embarcar em um avião seja mais prática, o passaporte deve continuar existindo – Foto: Canva/ND
Quando essa mudança começa?
A previsão da OACI é que o novo sistema esteja implementado no mundo inteiro até 2027.
No entanto, aeroportos mais preparados devem oferecer a nova experiência digital de embarque nos próximos dois ou três anos. O futuro das viagens já começou — e ele será digital, seguro e sem papel.