Uma das palavras mais longas do português significa uma fobia de outras palavras – Foto: Freepik/ND
A língua portuguesa é conhecida por ser bastante complexa e ter várias regras gramaticais e pronúncias que podem ser um desafio para quem não for nativo.
A palavra mais longa do português, que tem um vocabulário muito vasto, e vários brasileiros podem nem conhecer uma das palavras mais longas do idioma: hipopotomonstrosesquipedaliofobia, sendo separada dessa forma hi.po.po.to.mons.tro.ses.qui.pe.da.lio.fo.bia.
O que significa a palavra mais longa do português?
A hipopotomonstrosesquipedaliofobia como a palavra mais longa do português seria um distúrbio que se caracteriza pelo medo irracional (ou fobia) de se pronunciar palavras grandes ou complicadas.
Essa palavra é a aversão ou nervosismo em momentos nos quais o indivíduo deve mencionar palavras longas ou de uso pouco comum (discussões técnicas, médicas, científicas etc), assim como evitar ou não referir palavras estranhas ao vocabulário coloquial.
Esse medo pode representar que a pessoa fique em desvantagem ou seja visto como alguém de cultura inferior ou pouco inteligente ao pronunciar a palavra mais longa do português.
Muitas vezes, esta fobia da palavra mais longa do português vem acompanhada de timidez social e medo de ser ridicularizado.
A própria palavra hipopotomonstrosesquipedaliofobia representa certa ironia, visto que, além de ser longa e estranha, indica uma fobia a palavras semelhantes.
Justamente por isso, para evitar problemas, as abreviaturas equipedalofobia e sesquipedaliofobia também são utilizadas.