Onça que teria devorado caseiro ataca equipe de busca no MS

Restos mortais do caseiro sendo transportados; ao lado, imagem ilustrativa de uma onça-pintada do PantanalReprodução/PMA e SOS Pantanal

As equipes de busca que encontraram partes do corpo de Jorge Avalo, de 60 anos, caseiro que teria sido morto por uma onça-pintada na segunda-feira (21), também foram atacadas pelo mesmo animal nesta terça (22), às margens do Rio Miranda, no Pantanal (MS).

Agentes da Polícia Militar Ambiental (PMA) do Mato Grosso do Sul, familiares e amigos de Jorge faziam parte da equipe de busca. Após o ataque, eles gravaram vídeos em que narraram o incidente. O registro foi obtido pelo portal Primeira Página. Confira:

As imagens, que foram borradas, mostram que a equipe de resgate encontrou apenas as pernas do caseiro, em meio à mata fechada. Áudios enviados ao portal relatam que a onça ainda “guardava” o corpo de Jorge e, ao chegarem próximo ao ponto em que ela estava, foram atacados. 

Novo ataque

Um dos integrantes da equipe teve um ferimento na mão, segundo ele contou ao Primeira Página, consequência de uma patada do felino. Tiros chegaram a ser disparados, mas não há informações se a onça foi atingida.

Após o ataque, as equipes recolheram os restos mortais de Jorge, que foram levados de volta para a fazenda — onde o caseiro teria sido atacado. Depois, o material foi levado para a sede da PMA, onde equipes da perícia farão a coleta do material biológico para posterior envio a exames de DNA.

O Portal iG entrou em contato com a Polícia Militar Ambiental de Mato Grosso do Sul para mais informações sobre o segundo ataque. Esta matéria será atualizada assim que tivermos um retorno oficial.

As autoridades consideram que o ataque pode ter acontecido por conta de escassez de alimento, comportamento territorial ou defensivo do animal, período reprodutivo — quando os machos se tornam mais agressivos — ou alguma ação involuntária da vítima que possa ter provocado o ataque. A Polícia Civil investiga o caso.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.