Frutas podem ajudar a acabar com o intestino preso – Foto: Reprodução/ND
Embora o consumo de fibras recomendado seja entre 28 e 34 gramas por dia, a maioria das pessoas consome bem menos. Isso vai além da saúde intestinal: a fibra ajuda a manter o peso, controla os níveis de açúcar no sangue e reduz o risco de doenças como diabetes tipo 2, câncer e problemas cardíacos.
Cereais integrais, como a aveia, ajudam a alcançar o índice diário, já que meia xícara de aveia seca tem cerca de 4g de fibra.
No entanto, algumas frutas superam até mesmo a aveia em teor de fibras. Além disso, elas fornecem vitaminas, minerais e antioxidantes essenciais.
1. Abacate – 10g de fibra por unidade
Mais conhecido pelas gorduras boas, o abacate também é uma excelente fonte de fibras.
Além de manter a saúde do intestino, ele ajuda a alimentar bactérias benéficas que produzem compostos anti-inflamatórios.
Um abacate por dia pode ser uma boa aposta para a saúde digestiva.
Além de manter a saúde do intestino, o abacate ajuda a alimentar bactérias benéficas que produzem compostos anti-inflamatórios – Foto: Freepik/Reprodução/ND
2. Amora – 8g por xícara
As amoras são ricas em fibras e repletas de antioxidantes, como antocianinas e flavonóis.
Esses compostos combatem os radicais livres, ajudando a prevenir doenças como câncer e problemas cardíacos.
Além disso, uma xícara oferece cerca de um terço da recomendação diária de vitamina C, que também melhora a absorção de ferro.
3. Framboesa – 8g por xícara
As framboesas também impressionam na quantidade de fibra e antioxidantes.
Um estudo recente mostrou que o consumo diário entre 1 a 1,5 xícara da fruta ajudou a melhorar níveis de glicemia, colesterol e insulina em pessoas com risco de doenças crônicas.
4. Pera – 6g por unidade média
Pera oferece 20% da necessidade diária de fibras – Foto: Freepik/ND
Uma pera média oferece cerca de 20% da necessidade diária de fibras, o que é mais do que a média de uma maçã.
Ela também contém sorbitol, um tipo de açúcar com efeito laxante natural, sendo ótima para quem sofre de prisão de ventre.
5. Romã – 7g por xícara
Além da boa quantidade de fibras, a romã é rica em polifenóis, taninos e antocianinas, que têm propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e até anticancerígenas.
Também ajudam a estimular bactérias boas no intestino, favorecendo a saúde digestiva.