Saiba quando a cor da urina pode trazer problemas – Foto: Canva/ND
Muitos podem discordar, mas reparar na cor da urina é uma prática que pode salvar a sua vida. De sais minerais, água, ureia e ácido úricos, a urina se origina através dos rins, que transportam pelo sangue o que o corpo precisa eliminar.
Por isso, sua cor, quantidade e até cheiro pode fornecer muitas informações importantes sobre o estado de saúde das pessoas.
Por que você deve ficar atento na cor da urina?
Especialistas do Hospital Geral Universitário da Catalunha, na Espanha, explicam que a urina normal deve apresentar uma tonalidade entre o amarelo claro e o âmbar derretido.
Urinas saudáveis possuem essa cor devido ao resultado de uma substância nitrogenada que constitui o pigmento que dá a cor amarela à urina e é chamada de urocromo, e da urobilina, um produto do metabolismo da bilirrubina que é produzido pela degradação da hemoglobina.
A cor e outros aspectos da urina podem ser essenciais para determinar o estado de saúde. Por isso, os especialistas recomendam não descuidar, fazer exames periódicos, manter hábitos saudáveis e ficar atento na cor da urina.
Quando você deve se preocupar com a cor da urina?
Os especialistas explicam que “a cor da urina pode apresentar uma grande variedade de cores, desde amarelo ou laranja até vermelho, azul, verde, marrom escuro ou branco turvo”.
Mas o que significa a urina adquirir essas cores? Veja abaixo o que dizem os médicos do Hospital Geral Universitário da Catalunha:
Urina amarelo-clara: essa tonalidade é normal. Se bebermos mais água, a cor da urina será clara, mas ficará escura se a hidratação for menor. Embora essa cor seja normal, especialistas alertam que se a urina estiver muito clara e não tivermos bebido muito, pode ser indício de diabetes;
Urina laranja: comer cenoura ou beterraba pode acarretar em uma urina laranja, mas se esses alimentos não fizerem parte da sua dieta, especialistas sugerem que você pode estar enfrentando problemas no fígado ou nos dutos biliares. Sendo assim, a recomendação é procurar um médico urgentemente;
Urina azul ou esverdeada: embora pareça estranho, isso ocorre se você comer em excesso aspargos ou alimentos com corantes dessas tonalidades. Por outro lado, bactérias Pseudomonas que causam infecções urinarias podem ressaltar em urina verde. Além disso, altos níveis de cálcio no sangue podem apresentar urinas azuis;
Urina cor de café: os alimentos envolvidos nessa coloração da urina são feijões ou alguns medicamentos podem ocasionar essa coloração. No entanto, os médicos alertam que essa cor de urina pode ser sinal de desidratação ou problemas no fígado;
Urina rosa ou avermelhada: alimentos vermelhos podem mudar a coloração da urina. Isso também pode ser o resultado de exercícios físicos intensos. Se nenhum desses fatores estiver presentes, pode indicar a presença de sangue na urina, o que pode ser devido a uma infecção, um cálculo renal, tumores na bexiga ou no trato urinário. Se a sua urina estiver vermelha, consulte um médico imediatamente.
A cor e outros aspectos da urina podem ser essenciais para determinar o estado de saúde – Foto: Canva/ND
Outras alterações na urina para você ficar atento
Urina com odor forte: os especialistas alertam que esse efeito pode ser decorrente de certos alimentos, mas infecções urinárias também podem provocar odores fortes na urina;
Urina turva ou opaca: entre as principais causas, médicos salientam que pedras nos rins ou infecções no trato urinário causam essas alterações na urina. É comum que venha acompanhada de um odor forte e vontade de urinar com frequência;
Urina espumosa: o excesso de proteína na urina geram esse efeito. De qualquer forma, especialistas recomendam que a proteunúria deve ser sempre estudada, pois se não for em excesso de proteína na dieta, pode indicar problema renal.
Informação nunca é demais!
A cor, assim como outros aspectos da urina, são necessários para determinar o estado de saúde – Foto: Canva/ND
Agora que você já sabe quando a cor da urina pode revelar problemas, deve lembrar que existem muitas substâncias que podem alterar a cor da sua urina. Tanto pigmentos quanto alguns componentes alimentares.
Vale ressaltar que, além disso tudo, alguns medicamentos podem alterar a cor da urina. Por isso, é recomendado que, em caso de qualquer alteração, o uso do medicamento seja suspenso para verificar se a coloração volta ao normal.
Em caso do aparecimento de sintomas como febre ou dor, um médico deve ser consultado.
Lembre-se: a cor, assim como outros aspectos da urina, são necessários para determinar o estado de saúde.
*Importante: este conteúdo não substitui avaliações profissionais com médicos ou outros especialistas nas áreas de saúde e bem-estar.