De Santa Catarina para Roma: fiéis se despedem do Papa Francisco

Catarinenses viajam ao Vaticano para se despedir do Papa Francisco – Foto: Divulgação/Reprodução ND
A notícia que abalou o mundo na última segunda-feira (21) levou muitos catarinenses a escolherem o Vaticano como destino, com o objetivo de presenciar um dos momentos mais emblemáticos da fé católica, o velório do Papa Francisco.

O falecimento do Santo Padre comoveu milhares de fiéis, que viram nesta ocasião uma oportunidade única de se despedir de uma das figuras mais influentes da atualidade.
Médica joinvilense e padre de Schroeder compartilham experiência no adeus ao papa
Muitos mudaram suas rotas de última hora para participar do adeus ao líder religioso. Foi o caso da médica joinvilense Mariana Soares Schafer, que alterou o roteiro de sua peregrinação ao saber da notícia.
“Estávamos no ônibus a caminho do aeroporto quando recebemos o comunicado de que o Santo Papa havia falecido”, relatou Mariana.
A médica viajou com um grupo de Brusque para uma peregrinação em Assis, na Itália, a cerca de 178 quilômetros de Roma.
Já o padre Jonny Jordy Walz, natural de Schroeder e pertencente à Arquidiocese de Joinville, vive em Roma desde o ano passado, onde cursa mestrado em Psicologia. Ele comenta sobre a intensa movimentação na capital italiana nos últimos dias.
‘Era como uma despedida’: padre de SC viu o papa horas antes de sua morte – Foto: Arquivo Pessoal/Divulgação/ND
“Desde segunda-feira à noite tenho participado da oração do Santo Terço na Praça de São Pedro. A movimentação tem sido muito acima do normal. Muitos vêm rezar pelo descanso eterno do Papa Francisco”, afirma. “Estamos também recebendo no Colégio Pio Brasileiro diversos cardeais que chegam para o funeral”.
Mesmo debilitado, pontífice participou das celebrações da Páscoa


Catarinenses viajam ao Vaticano para se despedir do Papa Francisco – Vídeo: Divulgação/Reprodução ND
Apesar do estado debilitado devido a uma forte pneumonia, o Papa Francisco surpreendeu a todos com sua presença nas celebrações da Páscoa, no último domingo.
“Ele passeou, cumprimentou os fiéis e abençoou as crianças. Foi um momento indescritível e memorável”, recorda Jéssica Lacerda, de São Bento do Sul.

1
2

Jéssica Lacerda – Jéssica Lacerda/Divulgação/ND

2
2

Jessica e Allan em Roma – Jéssica Lacerda/Divulgação/ND

“Foi realmente uma alegria poder vê-lo. Tivemos duas oportunidades: uma no Domingo de Ramos e outra na Praça de São Pedro, onde conseguimos vê-lo bem de perto”, conta Jady Karoline Peres Venturi, de Joinville.
Legado do Papa Francisco
Ao longo de seus 12 anos de pontificado, Papa Francisco marcou a Igreja com discursos que refletiram seu compromisso com causas sociais, questões diplomáticas e a espiritualidade. Suas palavras, tanto nos discursos quanto em livros, tornaram-se objeto de estudo em universidades catarinenses.
“Papa Francisco é fruto da tradição latino-americana católica, de uma Igreja voltada as devoções populares, preocupada com o social com a pobreza e com o povo”, analisa Thiago Caminhada, jornalista e doutorando em Comunicação.

1
3

Celebrações marcam os próximos dias em Roma – Jady Venturini/Divulgação/ND

2
3

Milhares de fiéis vão ao Vaticano para adeus ao papa – Jady Venturini/Divulgação/ND

3
3

Catarinenses viajam ao Vaticano para se despedir do Papa Francisco – Jady Venturini/Divulgação/ND

Velório
A cerimônia de velório segue aberta ao público até sexta-feira. Após o sepultamento, será iniciado um período de nove dias de luto e orações. A Conclave, processo para a eleição do novo Papa, deverá ocorrer entre 15 a 20 dias após a morte do pontífice, reunindo os cardeais eleitores no Vaticano.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.