Vaticano diz que despedida do Papa Francisco pode ser estendida

Multidão forma fila para se despedir do Papa Francisco na Basílica de São Pedro, no Vaticano – Foto: Vatican Media/YouTube/ND
O velório do Papa Francisco começou nesta quarta-feira (23). O corpo foi transferido para a Basílica de São Pedro, onde 20 mil fiéis aplaudiram a passagem de caixão.
A cerimônia reuniu um número de religiosos maior que o esperado e o Vaticano pretende estender além da meia-noite a despedida do Papa.

Como informado pelo portal Metrópoles, o Departamento de Celebrações Litúrgicas do Vaticano divulgou os detalhes das cerimônias religiosas de despedida do papa Francisco.
“Dada a elevada afluência de fiéis que deseja prestar homenagem ao Santo Padre, não está descartada a possibilidade de estender o horário de funcionamento da Basílica do Vaticano além do horário estabelecido de 0h (hora local, 19h de Brasília)”, informou a Santa Sé.
O Papa será sepultado na Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma, após a missa das Exéquias, que irá ocorrer no sábado (26).
A cerimônia será presidida pelo cardeal Giovanni Battista Re, decano do Colégio dos Cardeais.
Fiéis se emocionam e rezam pelo pontífice, que liderou a Igreja Católica por 12 anos – Foto: Vatican Media/YouTube/ND
Papa Francisco quebrou tradição da igreja
O corpo do Papa Francisco foi carregado pela procissão e percorreu a Via della Sacrestia, a Praça dos Protomártires Romanos, o Arco dos Sinos e a Praça de São Pedro.
Por exigência do pontífice, o caixão simples foi colocado no chão, em frente ao altar da Basílica de São Pedro, e não em posição elevada.
Após a procissão, o cardeal Kevin Farrell, camerlengo do Vaticano, conduziu a Liturgia da Palavra.
As homenagens do público começaram às 11h e uma multidão formou fila na porta da basílica. Os fiéis poderão se despedir do papa até sexta-feira (25), véspera do funeral.
O Papa Francisco quebrou a tradição dos antecessores ao recusar o sepultamento na Basílica de São Pedro, onde estão enterrados 91 papas. Antes de Francisco, outros sete pontífices escolheram a igreja romana e o último foi Clemente IX, morto em 1669.
Papa Francisco recusou sepultamento na Basílica de São Pedro – Foto: Divulgação/ND
Horário de visitação

Quarta-feira: das 11h às 0h (6h às 19h no horário de Brasília)
Quinta-feira: das 7h às Oh (1h às 19h no horário de Brasília)
⁠Sexta-feira: das 7h às 19h (1h às 14h no horário de Brasilia).

Adicionar aos favoritos o Link permanente.