Construção de campo de golfe revela círculo cerimonial e segredo enterrado há mais de mil anos

Círculo cerimonial encontrado com artefatos arqueológicos durante construção de campo de golfe – Foto: Cabot/Reprodução/ND
Durante as obras para a construção do campo de golfe Old Petty, em Cabot Highlands, na região de Inverness, na Escócia, trabalhadores se depararam com artefatos arqueológicos considerados “extraordinários”.
Entre eles estão vestígios de antigas habitações, estruturas cerimoniais e até uma roda de carruagem da Idade do Bronze, peças que oferecem um vislumbre raro da vida há milhares de anos nas Terras Altas escocesas.

Urnas com mais de 3.500 anos estavam entre os artefatos arqueológicos encontrados – Foto: Cabot/Reprodução/ND
As escavações que encontraram os artefatos arqueológicos
As escavações cobriram uma área de 500 mil metros quadrados e revelaram pelo menos 25 construções de madeira pré-históricas, além de ferramentas de sílex, pedras usadas para moagem manual e urnas com mais de 3.500 anos.
Também foram identificadas estruturas do período Neolítico, sistemas agrícolas da era medieval e fornos utilizados para secar grãos.
A principal descoberta foi um antigo mantra de madeira, datado entre 2.000 e 3.000 anos atrás.
Estruturas do período Neolítico estavam junto com artefatos arqueológicos – Foto: Cabot/Reprodução/ND
Próximo a ele, arqueólogos encontraram uma vala de cremação com uma roda de carroça, elemento raro em escavações desse tipo.
O círculo cerimonial foi novamente coberto, mas a cerca de madeira, preservada, está exposta no novo campo.
“É uma jornada única desde os tempos pré-históricos até os dias atuais, bem aos nossos pés”, disse Stuart McColm, vice-presidente de Desenvolvimento de Campos de Golfe da Cabot.
Roda de carruagem da Idade do Bronze – Foto: Cabot/Reprodução/ND
Segundo os arqueólogos, o conjunto de achados lança nova luz sobre a forma como as comunidades antigas viviam, celebravam e produziam alimentos, em um intervalo que vai desde 6.000 anos atrás até a Idade Média.
Todas as peças encontradas serão entregues ao Tesouro Escocês e devem ser encaminhadas ao Museu Nacional da Escócia, em Edimburgo, ou ao Museu de Inverness, para conservação e exibição pública.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.