Frederico de Siqueira Filho é nomeado por Lula como ministro das Comunicações – Foto: Ricardo Stuckert / PR
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nomeou, nesta quinta-feira (24), o engenheiro Frederico de Siqueira Filho como novo ministro das Comunicações.
Ex-presidente da Telebras, Frederico foi indicado ao cargo pelo partido União Brasil, em uma articulação que contou com o apoio do presidente do Senado, Davi Alcolumbre, do ex-ministro Juscelino Filho e do líder da legenda na Câmara dos Deputados, Pedro Lucas Fernandes.
A sugestão foi levada a Lula em uma reunião realizada na tarde de quarta-feira (23), no Palácio do Planalto, que também contou com a presença da ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann.
Frederico assume a vaga deixada por Juscelino Filho, afastado do cargo em 8 de abril após ser denunciado pela PGR (Procuradoria-Geral da República) por supostas irregularidades relacionadas a emendas parlamentares.
Conheça o perfil do novo ministro das Comunicações
Formado em Engenharia Civil pela Universidade de Pernambuco, Frederico de Siqueira Filho tem mais de 26 anos de atuação no setor de telecomunicações e tecnologia da informação.
O novo ministro das Comunicações acumulou uma trajetória de 21 anos na empresa Oi, onde exerceu funções de liderança nas áreas de Operações, Planejamento, Relações Institucionais e Comercial.
Posse de Frederico de Siqueira Filho como Ministro das Comunicações – Foto: Ricardo Stuckert / PR
A carreira começou em 1997 como coordenador técnico de engenharia na Autelserv Telecomunicações. Em 2002, assumiu a gerência de Vendas Empresariais da Oi para os estados de Pernambuco, Paraíba e Bahia.
Desde então, ocupou diversos cargos estratégicos, como diretor de Relações Institucionais da Oi Brasil e diretor de Vendas Corporativas Governo da Oi Soluções, liderando equipes nas regiões Norte e Nordeste.
Antes de ser nomeado ministro, Frederico presidia a Telebras. Ele também possui formação complementar em Administração, Ciências Políticas, Comunicação e diversas áreas da Gestão, incluindo gestão de crises, de terceiros e de projetos.