‘Sorriso cósmico’ poderá ser visto na madrugada de quinta para sexta (25) – Foto: Divulgação/ND
Na madrugada de quinta para sexta (25), o céu reservará um espetáculo especial para os observadores atentos: o chamado ‘sorriso cósmico’. O fenômeno ocorre a partir da aproximação visual entre a Lua, Vênus e Saturno, formando uma figura semelhante a um emoji sorridente no céu.
O alinhamento começa tecnicamente às 22h21 da quinta-feira (24), horário de Brasília, com a conjunção entre a Lua e Vênus, quando ambos compartilham a mesma ascensão reta. No entanto, este primeiro momento não será visível, pois os astros estarão abaixo da linha do horizonte.
Somente a partir das 3h34 da madrugada, o trio começa a surgir no céu, visível até por volta das 6h. A Lua estará em fase minguante, o que contribuirá para o formato curvado que completa o sorriso cósmico no céu da constelação de Peixes.
Fenômeno poderá ser observado a partir de 3h34 desta sexta-feira (25) – Foto: Divulgação/Stellarium Web
‘Sorriso cósmico’ poderá ser visto de qualquer lugar com visão livre do horizonte
Segundo o site de astronomia InTheSky.org, o melhor ponto de observação do sorriso cósmico será em direção ao horizonte leste, local por onde o Sol nasce. Vênus aparecerá no topo, com brilho intenso; logo abaixo estará Saturno, formando os “olhos” do rosto celeste. A Lua, com seu arco minguante voltado para cima, completa o conjunto como o “sorriso”.
O trio, embora não esteja suficientemente próximo para ser captado por um único campo de telescópio, poderá ser facilmente visualizado a olho nu ou com o auxílio de binóculos. As magnitudes aparentes serão de -10.4 para a Lua, -4.5 para Vênus e 1.0 para Saturno, quanto menor o número, maior o brilho.
Conjunção entre a Lua, Vênus e Saturno deixará o céu com um formato de uma carinha sorrindo – Foto: Divulgação/ND
Em algumas regiões, observadores mais atentos poderão ainda identificar Mercúrio abaixo da linha dos três astros, embora sua visibilidade dependa da localização geográfica.
Este é o segundo alinhamento planetário de 2025. No mês de fevereiro, o céu exibiu um raro alinhamento de praticamente todos os planetas do sistema solar.
E para quem estiver disposto a madrugar, o cenário poderá ser complementado pela persistência da chuva de meteoros Líridas. O evento, que teve pico entre segunda (21) e terça (22), ainda estará ativo e poderá proporcionar até 15 estrelas cadentes por hora em locais de pouca poluição luminosa.