Seja nas mãos ou nos pés, o incômodo e a dor de uma unha encravada são os mesmos – Foto: Canva/ND
Uma vez na vida você já deve ter sofrido com unha encravada. Seja nas mãos ou nos pés, o incômodo e a dor são os mesmos. A publicitária e influenciadora de Blumenau, Michelle Alves, que atualmente vive na Holanda, trouxe à tona esse problema. No seu canal no YouTube, ela compartilhou com os seguidores como vem conseguindo manter a saúde do dedão do pé.
O tratamento, chamado de órtese ungueal, utiliza um aparelho similar ao dental. Conforme Michelle, a família toda tem problema de unha encravada. “Quando minha unha cresce, ela cresce para dentro da pele. A podóloga simplesmente colocou um aparelho na minha unha, com elástico e tudo”, conta.
Influenciadora de Blumenau que vive na Holanda faz tratamento diferente para unhas encravadas e compartilha com seguidores em canal no youtube – Vídeo: Divulgação/Youtube/Mialves/ND
Órtese ungueal ou aparelho de unha
De acordo com a podóloga Juliana Wiggers, o método da órtese ungueal é semelhante ao utilizado por dentistas para alinhar os dentes. Esse tipo de aparelho é fixado sobre a unha e atua corrigindo a curvatura.
“Isso vai fazer um sistema de tração. O aparelho vai tracionar a unha para as laterais e para cima. O método vai descomprimir os cantos e fazer com que a unha cresça de forma normal e mais reta sem penetrar nos cantos dos dedos.”, explica a podóloga.
1
3
A órtese ungueal, também conhecida como aparelho nas unhas, auxilia no tratamento de unhas encravadas ou outros problemas de deformidade – Divulgação/Juliana Wiggers/ND
2
3
Aparelho é fixado sobre a unha e atua corrigindo a curvatura – Divulgação/Juliana Wiggers/ND
3
3
O método atua fazendo uma tração para não deixar a unha penetrar nos cantos do dedo – Divulgação/Juliana Wiggers/ND
Conforme a profissional, o procedimento é indolor e pode ser realizado em clínicas de podologia especializadas. “Algumas pessoas podem até sentir um desconforto, mas é vida normal. Pode usar calçado normal. Não tem nada que impeça de usar um tênis ou de não fazer atividade física, por exemplo”.
Podologia mais moderna
Segundo Juliana, o tratamento é especialmente indicado para casos recorrentes de unha encravada. “O aparelho evita deformações futuras da unha e melhora a qualidade de vida do paciente, que pode usar sapatos fechados e andar sem desconforto. Lembrando que o aparelho não serve só para o dedão, e sim em todos os dedos, incluindo os da mão”, explica.
O método ainda é pouco conhecido, mas tem ganhado espaço na podologia moderna. A recomendação é procurar um profissional para avaliação. Já para a influenciadora Michelle, o tratamento continua. “Não doeu nada. Fiz tudo que costumo fazer na minha rotina. Espero que minha unha aprenda a crescer direito. A saga continua”, comenta.